Home SAÚDE VITAMINA D: REFORÇO PARA SUA IMUNIDADE

VITAMINA D: REFORÇO PARA SUA IMUNIDADE

por Mariana Coimbra

De acordo com o ministério da Saúde, a população tem déficit de vitamina D no organismo, ou seja, isso já é uma pandemia declarada em vários países.

A falta dessa vitamina pode ser identificada através de exames de sangue específicos.

De acordo com a OMS essa insuficiência é dada quando a concentração da vitamina é menor do que 30 NG/ml (nanogramas por mililitro de sangue).

Valores abaixo de 10 NG ml são classificados como insuficiência grave. E dosagens iguais ou superiores a 30 NG/ml estão na faixa da normalidade, cujo limite máximo é 100 ng/ml.

A vitamina D é um composto lipossolúvel essencial para manter o equilíbrio mineral do corpo.

E as fórmulas principais são conhecidas como vitamina D2 e vitamina D3.

Diferença entre vitamina D2 e vitamina D3

Existem dois tipos principais de vitamina D: a vitamina D2 e a Vitamina D3.

A D2 é normalmente encontrada nos vegetais, portanto só pode ser obtida pela alimentação. Já a D3, além de poder ser encontrada, principalmente, em alimentos de origem animal, é sintetizada pelo nosso corpo a partir da exposição ao sol.

Embora seja chamada de vitamina essa substância é na verdade um pro hormônio que dá origem a vários hormônios importantes para o corpo. É sintetizada através de uma fração do colesterol, transformada sob a ação dos raios ultravioletas do Sol. Mas você pode encontrar também nos alimentos, principalmente em peixes de água fria, mas a concentração dela nesses alimentos é pequena, o que dificulta a atingir a necessidade diária.

Estudos científicos revelam que a vitamina D oferece proteção contra doenças respiratórias e fortalece o sistema imunológico.

De acordo com a organização Mundial de Saúde a deficiência dessa vitamina pode diminuir a imunidade, pois ela desempenha um papel de imunomodulação, que aumenta as defesas das mucosas. Portanto, ter níveis saudáveis desse nutriente no corpo é muito importante.

De acordo com nutricionistas a vitamina D é fundamental para um bom funcionamento do nosso organismo como um todo, pois ela atua na regulação do sistema imunológico, que é o nosso sistema de defesa, e faz parte do processo de tratamento e prevenção inclusive de doenças autoimunes como artrite, reumatóide e esclerose múltipla.

Para garantir níveis adequados da vitamina D o ministério da Saúde recomenda que além de consumir alimentos fontes, a exposição ao sol deve ser feita por pelo menos 20 minutos, três vezes por semana, sem protetor solar, nos horários de até 10 horas ou após às 16 horas.

Lista dos principais benefícios:

– Auxiliar na formação de ossos e dentes;

– Auxiliar na absorção de cálcio e fósforo;

– Auxiliar no funcionamento dos sistemas imunológico e muscular;

– Auxiliar na manutenção dos níveis de cálcio no sangue;

– Auxiliar no processo de divisão celular.

Vitamina D nos alimentos

– Uma colher de sopa de óleo de fígado de bacalhau – 227% da quantidade diária recomendada.

– 85 gramas de salmão cozido – 75% da quantidade diária recomendada.

– Um ovo grande com gema – 7% da quantidade diária recomendada.

Quando a quantidade mínima recomendada não é atingida, é orientado que seja feita a reposição através da suplementação, que deve ser feita apenas com acompanhamento de um especialista.

Excesso de vitamina D

Quer dizer que quanto mais vitamina D você tomar, melhor? NÃO!

Nada em excesso faz bem. A vitamina D é armazenada em gordura. Portanto, se você é uma pessoa de porte mais reduzido, possui menos espaço disponível para armazenamento de vitamina D, o que significa que ela entra diretamente em sua corrente sanguínea.

Deste modo, a absorção de cálcio pode se elevar, criando uma situação tóxica para o organismo. As pesquisas atuais ainda não conseguiram esclarecer quais são os limites seguros para a ingestão de vitamina D. Isso vale para qualquer pessoa, seja qual for o tipo de formação corporal, independente do gênero ou idade.

E ai? Gostou das informações?

Escreva abaixo nos comentários,

Advertisements

Grande abraço,

 

VITAMINAS QUE EU AMO E RECOMENDO!

Essa é uma das perguntas mais frequentes no blog, quais as melhores vitaminas, shampoos, suplementos e óleos para o cabelo que eu já testei. Bom, eu fiz uma lista abaixo de todas que me deram resultados positivos e recomendo de olhos fechados! Use o pesquisar para ver os antes e depois sempre com mecha descolorida!

Cada uma tem um destaque específico, mas para quem quer saber qual foi a melhor em termos de crescimento até hoje foi a minha ultima vitamina testada no cado o  PANTOGAR TURBINADO: (Pantogar+ Queratina + Luminus + Pill Food + Biotina + Nutricolin) , possui uma fórmula extraordinária e sem dúvidas bem completa e Cápsulas de Groselha Negra que me surpreendeu bastante!

  • PANTOGAR + GROSELHA NEGRA - (AQUI)
  • BIOSIL –  (AQUI)
  • GROSELHA NEGRA – (AQUI)
  • SHAMPOO DERCOS - (AQUI)
  • CYSTEAMINE PARA MELASMA - (AQUI)

  • Cupom "FERNANDABELEZA" 10% + Frete grátis

Related Posts

Deixar Comentário