Home SAÚDE VITAMINA B12: ESSENCIAL PARA A SAÚDE

VITAMINA B12: ESSENCIAL PARA A SAÚDE

por Mariana Coimbra

Você já ouviu falar na vitamina B12?

Ela também pode ser chamada de cobalamina e é responsável pela saúde dos nosso sistema nervoso e cardiovascular, além de trabalhar na produção de glóbulos vermelhos do sangue.

O nosso organismo precisa de uma série de vitaminas e minerais para funcionar de forma saudável e um dos nutrientes essenciais é a vitamina B12

A deficiência dela no nosso organismo pode causar muitos problemas como anemia, mau humor, cansaço, depressão e dificuldades intestinais.

Além disso, um grande risco com a falta dessa vitamina é formação de trombose, problemas de memórias e muitos desconfortos que podem prejudicar a qualidade de vida.

É importante lembrar de consultar um médico para avaliar o nível de vitamina B12 que você tem dentro do seu organismo e assim poder fazer a reposição desse nutriente de forma eficiente

De onde vem a vitamina B12?

Ela pode ser encontrada em alimentos de origem animal como carnes, ovos, leites e derivados, peixes de água fria como salmão por exemplo.

Existem alimentos de origem vegetal que acabam sendo fortificadas com esse nutriente, como por exemplo a soja e os cereais matinais.

Além disso, existem suplementos vitamínicos em forma de comprimidos ou soluções injetáveis que ajudam a equilibrar os níveis de vitamina B12 no organismo. Mas, eles devem ser indicados somente por especialistas e ingeridos somente se houver a comprovação da deficiência desse nutriente, através de exames de sangue.

Quem pode ter deficiência de vitamina B12?

Pessoas que seguem uma alimentação vegana ou vegetariano podem apresentar diminuição dos níveis de B12 no organismo, já que a maioria dos alimentos ricos desse nutriente são de origem animal. A deficiência pode acontecer também em pessoas que já fizeram cirurgia bariátrica e que utilizam medicamentos para tratar gastrite, úlceras e alguns tipos de antibióticos.

Pessoas que apresentam problemas digestivos, como síndromes de má absorção e também com hipotireoidismo também podem ter níveis baixos de vitamina B12.

Alguns idosos ou pessoas que usam álcool e cigarro podem também ter baixa absorção dessa vitamina.

Portanto, diversos fatores podem resultar na deficiência da vitamina B12 no organismo.

Por isso é fundamental ter um acompanhamento médico para realização de exames que possam avaliar os níveis desse nutriente no organismo e se informar sobre a necessidade ou não da suplementação.

Benefícios da vitamina B12

Ela oferece inúmeros benefícios para saúde, sendo fundamental para uma boa qualidade de vida. Por isso é fundamental que os níveis dela estejam equilibrados dentro do organismo.

Lista de benefícios:

  • Melhora os níveis de colesterol bom (HDL) no organismo.
  • Faz preservação e reparação do DNA.
  • Previne anemias.
  • É uma proteção natural para o sistema nervoso.
  • Reduz os riscos de depressão.
  • Melhora o sono, aumenta energia e à disposição.
  • Mantém boa saúde do sistema cardiovascular e sanguíneo.
  • Ajuda na absorção e ativação de outras vitaminas.
  • Regeneração dos músculos.
  • Estabiliza o humor.

Veja a tabela a seguir, que mostra a quantidade de vitamina B12 em 100 g de cada alimento:

Alimentosvitamina B12 em 100 g de alimento
Bife de fígado cozido72,3 mcg
Mariscos no vapor99 mcg
Ostras cozidas26,2 mcg
Fígado de frango cozido19 mcg
Coração cozido14 mcg
Sardinhas grelhadas12 mcg
Arenque cozido10 mcg
Caranguejo cozido9 mcg
Salmão cozido2,8 mcg
Truta grelhada2,2 mcg
Queijo muçarela1,6 mcg
Leite1 mcg
Frango cozido0,4 mcg
Carne cozida2,5 mcg
Atum11,7 mcg

Atenção!

Consulte um médico para avaliar os níveis de vitamina B12 no seu organismo, para saber se é necessário ou não a reposição.

E ai? Gostou das informações?

Escreva abaixo nos comentários,

Grande Abraço,

 

VITAMINAS QUE EU AMO E RECOMENDO!

Essa é uma das perguntas mais frequentes no blog, quais as melhores vitaminas, shampoos, suplementos e óleos para o cabelo que eu já testei. Bom, eu fiz uma lista abaixo de todas que me deram resultados positivos e recomendo de olhos fechados! Use o pesquisar para ver os antes e depois sempre com mecha descolorida!

Cada uma tem um destaque específico, mas para quem quer saber qual foi a melhor em termos de crescimento até hoje foi a minha ultima vitamina testada no cado o  PANTOGAR TURBINADO: (Pantogar+ Queratina + Luminus + Pill Food + Biotina + Nutricolin) , possui uma fórmula extraordinária e sem dúvidas bem completa e Cápsulas de Groselha Negra que me surpreendeu bastante!

  • FÓRMULA TURBINADA CAPILAR ( Pantogar + Pill Food + Luminus + Nutricolin + BIotina +Silicio + MSN) - (AQUI)
  • PANTOGAR FORMULA ORIGINAL –  (AQUI)
  • GROSELHA NEGRA – (AQUI)
  • PILL FOOD EXTRA FORTE - (AQUI)
  • LUMINUS HAIR - (AQUI)
  • CYSTEAMINE PARA MELASMA - (AQUI)

  • Cupom "FERNANDABELEZA" 10% + Frete grátis

Related Posts

Deixar Comentário