Quem não gosta de um cabelo macio, brilhante e sedoso?
Pois saiba que uma das formas eficientes para manter os fios bonitos e hidratados é o tratamento com óleos naturais.
Eles são fáceis de manusear e tem baixo custo no mercado.
Os óleos naturais possuem diversos benefícios e deixam os cabelos hidratados, fortes, reparados e com brilho. Podem ser usados misturados, em máscaras de hidratação, sozinhos ou em fórmulas.
Eles também podem ser antissépticos e antibacteriano. São capazes de nutrir o cabelo, levar vitamina para os fios, podendo ser também emolientes, umectantes e lubrificantes.
Mas, é importante saber que além do tratamento capilar com óleos naturais é muito importante manter uma alimentação balanceada, para deixar os fios sempre bonitos e saudáveis.
A maioria dos óleos apresentam poucas contraindicações e riscos de desenvolver alergias, mas é importante consultar um especialista para saber qual o produto indicado para o seu tipo de cabelo.
Veja abaixo algumas dicas de óleos que são muito benéficos para os cabelos e que você pode utilizar na sua rotina de cuidados:
– Óleo de Argan
Esse é um dos mais famosos óleos naturais para os cabelos, pois é rico em vitamina A, D e E. Possui ácidos graxos e antioxidantes. É muito usado como finalizador, já que apenas algumas gotinhas já são suficientes para nutrir, hidratar e proteger os cabelos contra a alta temperatura dos secadores, chapinhas, da poeira e da poluição.
– Óleo de abacate
Ele é extraído diretamente do caroço, possui diversos nutrientes como vitaminas A e E, fitoesteróis e lecitina. Ele é capaz de estimular a produção de colágeno, além de ser ideal para nutrição, hidratação e reparação dos fios mais fracos e ressecados. Além disso, ele ajuda no fortalecimento, diminuindo da queda e estimula o crescimento dos cabelos.
– Óleo de coco
Esse é um dos óleos mais utilizados nos tratamentos capilares, principalmente para os fios secos, já que contém vitamina E, gordura e outros nutrientes que dão brilho e maciez. Ele deve ser aplicado no cabelo úmido, massageando mecha por mecha. 20 minutos é o prazo eficiente. Após isso deve-se lavar o cabelo normalmente. Você pode usar de duas a três vezes por semana.
– Óleo de amêndoas
Ele tem propriedades emolientes e é rico em vitamina E.
O óleo de amêndoas ajuda a recuperar os cabelos danificados e ressecados, nutrindo, dando brilho e reduzindo o volume dos fios. Ele é uma ótima opção para os cabelos cacheados, pois deixa-os mais definidos e hidratados. Outra função desse óleo é combater as caspas e ressecamento do couro cabeludo. Pode ser utilizado junto a uma máscara capilar, ou aplicado nas pontinhas dos cabelos já lavados, para evitar as pontas duplas.
– Óleo de rosa mosqueta
Famoso por sua potência em redução de estrias e cicatrizes, o óleo de rosa mosqueta é rico em ácidos graxos, retinóico e vitaminas A e C. Ele é ideal para hidratar os cabelos danificados e secos, deixando os fios alinhados e eliminando o frizz. Ele é muito bom também para definir os cabelos crespos e cacheados. Pode ser usado puro ou misturado em máscaras de hidratação.
– Óleo de Ojon
Rico em aminoácidos lipídios e antioxidantes naturais, o óleo de Ojon já é bastante conhecido e utilizado nos cuidados com os cabelos. Ele reduz o volume e o frizz, repõe a queratina e proporciona hidratação, brilho e proteção contra secador chapinha e poluição. Pode ser usado como protetor térmico e ideal para quem gosta do efeito mais liso nos cabelos. Não é indicado usar mais de 3 vezes por semana, pois pode deixar os fios mais oleosos e pesados.
– Óleo de rícino
É muito indicado para quem sofre com queda dos cabelos. Ele ajuda no crescimento e deixa os fios mais fortes. Outra função é a hidratação, combate o ressecamento legal e pontas duplas. Ele é composto por vitamina E, ômega 6 e 9, ácido ricinoleico, ácidos graxos, sais minerais. Além disso, sua ação antifúngica protege o couro cabeludo e reduz a caspa. Para obter bons resultados, uso deve ser continuo.
– Óleo de Macaúba
Possui ação reparadora lipídica, recupera fios ressecados e evita o envelhecimento. É um grande aliado dos cabelos cacheados. Ele pode prevenir o desbotamento dos fios tingidos e amenizar os danos causados pela química.
E aí? Gostou das informações?
Escreva abaixo nos comentários,
Grande abraço,