TPM, ANSIEDADE, INCHAÇO, COMPULSÃO POR DOCES?

Esse artigo vai para as MULHERES. Todas as mulheres passam ou passaram por tensão pré-menstrual (TPM), constipação intestinal e as incontroláveis compulsões por doces e carboidratos. Desta forma listamos algumas dicas para amenizar os sintomas das maiores queixas femininas.




 

TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL (TPM)

Por:
Prof. Fabricio Fouraux
Pós-graduado em Anatomia Humana, Biomecânica e Medicina Desportiva.
Mestrado em Bioética e Direitos da Saúde.

 

Aqueles dias terríveis que antecedem a chegada da menstruação trazem consigo os sintomas de um dos piores períodos da vida feminina: os sintomas da TPM! Essa síndrome, ocasiona uma verdadeira bagunça hormonal que mexe com todo o organismo da mulher de forma assustadora, alterando o humor e também reações orgânicas de diversas intensidades e frequências.

TPM-mudança-de-humor
SIMTOMAS DA TPM:

  • irritabilidade;
  • choro fácil;
  • falta de concentração;
  • cefaleia;
  • dor nos seios;
  • cólicas;
  • insônia;
  • compulsão por doces (especialmente chocolate);
  • desânimo;
  • fadiga, etc.

tpm (1)COMO AMENIZAR E COMBATER A TPM

Uma das melhores dicas para amenizar a TPM é melhorar a qualidade do sono, desta forma acordar mais descansada irá proporcionar um dia melhor. Para isso devemos consumir alimentos fonte de triptofano como carnes magras, peixes, leite e derivados, nozes e leguminosas (feijão, lentilha dentre outros).

Essencial ingerir vitamina B6 (piridoxina) nozes, banana, gérmen de trigo, feijão, cenoura, leite pode melhorar o padrão de sono e humor, auxiliando na redução dos sintomas da TPM.

TPM-CALMADORES NOS SEIOS NA TPM

Alimentos fonte de Vitamina E, como o gérmen de trigo, castanha do Pará, nozes, amêndoas, milho, óleo semente de girassol.

 

TPM-CHOCOLATEDIMINUIR A ANSIEDADE E COMPULSÃO POR DOCES

Utilizar cereais integrais (arroz, macarrão e pães integrais), Boa saída para os doces é utilizar 25g de chocolate meio amargo ou amargo como uma das sobremesas e fazer de 5 a 6 refeições diariamente.

TPM-RAIVAPRISÃO DE VENTRE NA TPM

A constipação intestinal causa vários desconfortos e em casos mais graves dores que dificultam para fazer algumas atividades. Sem contar o terrível inchaço e a sensação de empanzinada que todas nós odiamos!

PARA AMENIZAR…

Para enterrar esse problema ou pelo menos ameniza-lo, devemos Ingerir de 2 a 3 litros de água diariamente, acrescentar azeite de baixa acidez -0,2 na sua alimentação em torno 1 colher de chá no almoço e no jantar. Substituir os alimentos refinados por alimentos integrais (arroz integral, macarrão integral e pães com grãos), acrescentar fibras na sua alimentação (aveia em flocos, farinha de linhaça dourada e farelo de trigo) 1 colher de sopa diariamente, ingerir diariamente 5 porções de frutas, verduras e legumes. Metade do prato deve ser composto por verduras e legumes.

Dica de Frutas laxativas: mamão, ameixa seca, tangerina e laranja.

EXERCÍCIOS RECOMENDADOS

Executar exercícios abdominais a fim de aumentar a pressão nessa região (PIA), consequentemente estimulando o trabalho intestinal.

SUCO DE MAÇA E LINHAÇA PARA TPMSUCO FÁCIL PARA ALIVIAR A TPM

Ingredientes

– 1/2 maçã vermelha com casca
– 200ml de chá de camomila gelado
– 1 colher (café) de linhaça

Adoce com mel ou açúcar.

Modo de preparo:  Com os ingredientes gelados em mãos, bata-os no liquidificador. Beba em seguida e não coe.

TPM-MATAR-UMPARA MANTER OS HORMÔNIOS EM HARMONIA

Realizar de exercícios físicos diariamente por no mínimo 1 hora é primordial. A atividade física ajuda a regular as substâncias no cérebro, como por exemplo, a endorfina, que são responsáveis pela sensação de bem estar. A endorfina alivia as dores, relaxa o organismo, há estudos que dizem que até podem curar doenças. É o hormônio do prazer.

 

 COLOQUE SEU CORPO NO LUGAR CERTO!

PARA MAIS INFORMAÇÕES DE QUALIDADE ACESSE MAISSAUDEFITNESS.COM

TPM, ANSIEDADE, INCHAÇO, COMPULSÃO POR DOCES?
5 (100%) 3 votes
Fernanda Caroline

Blogueira

Amante da beleza, maquiadora profissional, blogueira por amor.

2 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>