Home SAÚDE TPM, ANSIEDADE, INCHAÇO, COMPULSÃO POR DOCES?

TPM, ANSIEDADE, INCHAÇO, COMPULSÃO POR DOCES?

por Fernanda Caroline

Esse artigo vai para as MULHERES. Todas as mulheres passam ou passaram por tensão pré-menstrual (TPM), constipação intestinal e as incontroláveis compulsões por doces e carboidratos. Desta forma listamos algumas dicas para amenizar os sintomas das maiores queixas femininas.

 

TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL (TPM)

Por:
Prof. Fabricio Fouraux
Pós-graduado em Anatomia Humana, Biomecânica e Medicina Desportiva.
Mestrado em Bioética e Direitos da Saúde.

 

Aqueles dias terríveis que antecedem a chegada da menstruação trazem consigo os sintomas de um dos piores períodos da vida feminina: os sintomas da TPM! Essa síndrome, ocasiona uma verdadeira bagunça hormonal que mexe com todo o organismo da mulher de forma assustadora, alterando o humor e também reações orgânicas de diversas intensidades e frequências.

TPM-mudança-de-humorSIMTOMAS DA TPM:

  • irritabilidade;
  • choro fácil;
  • falta de concentração;
  • cefaleia;
  • dor nos seios;
  • cólicas;
  • insônia;
  • compulsão por doces (especialmente chocolate);
  • desânimo;
  • fadiga, etc.

tpm (1)

COMO AMENIZAR E COMBATER A TPM

Uma das melhores dicas para amenizar a TPM é melhorar a qualidade do sono, desta forma acordar mais descansada irá proporcionar um dia melhor. Para isso devemos consumir alimentos fonte de triptofano como carnes magras, peixes, leite e derivados, nozes e leguminosas (feijão, lentilha dentre outros).

Essencial ingerir vitamina B6 (piridoxina) nozes, banana, gérmen de trigo, feijão, cenoura, leite pode melhorar o padrão de sono e humor, auxiliando na redução dos sintomas da TPM.

TPM-CALMA

DORES NOS SEIOS NA TPM

Alimentos fonte de Vitamina E, como o gérmen de trigo, castanha do Pará, nozes, amêndoas, milho, óleo semente de girassol.

 

TPM-CHOCOLATE

DIMINUIR A ANSIEDADE E COMPULSÃO POR DOCES

Utilizar cereais integrais (arroz, macarrão e pães integrais), Boa saída para os doces é utilizar 25g de chocolate meio amargo ou amargo como uma das sobremesas e fazer de 5 a 6 refeições diariamente.

TPM-RAIVA

PRISÃO DE VENTRE NA TPM

A constipação intestinal causa vários desconfortos e em casos mais graves dores que dificultam para fazer algumas atividades. Sem contar o terrível inchaço e a sensação de empanzinada que todas nós odiamos!

PARA AMENIZAR…

Para enterrar esse problema ou pelo menos ameniza-lo, devemos Ingerir de 2 a 3 litros de água diariamente, acrescentar azeite de baixa acidez -0,2 na sua alimentação em torno 1 colher de chá no almoço e no jantar. Substituir os alimentos refinados por alimentos integrais (arroz integral, macarrão integral e pães com grãos), acrescentar fibras na sua alimentação (aveia em flocos, farinha de linhaça dourada e farelo de trigo) 1 colher de sopa diariamente, ingerir diariamente 5 porções de frutas, verduras e legumes. Metade do prato deve ser composto por verduras e legumes.

Dica de Frutas laxativas: mamão, ameixa seca, tangerina e laranja.

EXERCÍCIOS RECOMENDADOS

Executar exercícios abdominais a fim de aumentar a pressão nessa região (PIA), consequentemente estimulando o trabalho intestinal.

SUCO DE MAÇA E LINHAÇA PARA TPMSUCO FÁCIL PARA ALIVIAR A TPM

Ingredientes

– 1/2 maçã vermelha com casca
– 200ml de chá de camomila gelado
– 1 colher (café) de linhaça

Adoce com mel ou açúcar.

Modo de preparo:  Com os ingredientes gelados em mãos, bata-os no liquidificador. Beba em seguida e não coe.

TPM-MATAR-UM

PARA MANTER OS HORMÔNIOS EM HARMONIA

Realizar de exercícios físicos diariamente por no mínimo 1 hora é primordial. A atividade física ajuda a regular as substâncias no cérebro, como por exemplo, a endorfina, que são responsáveis pela sensação de bem estar. A endorfina alivia as dores, relaxa o organismo, há estudos que dizem que até podem curar doenças. É o hormônio do prazer.

Related Posts

2 comentários

Cristina Moraes 06/03/2016 - 23:40

Oie,

que artigo incrivel!

Eu sei o quão difícil fazer posts frequentes!

Tenho feito posts sobre Mamãe Sarada no Amigas & Mulheres

Beijos!

Reposnder
Fernanda Caroline 24/03/2016 - 02:46

Obrigada Cris, ser mulher já é ter a vida corridas neh.

beijão!

Reposnder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: