QUEDA DE CABELO POR ESTRESSE? COMO RESOLVER?

By

QUEDA DE CABELO POR ESTRESSE? – Hoje sem dúvidas os emails recordes aqui do blog são relatando queda de cabelo devido ao estresse, seja ele momentâneo ou constante devido ao trabalho, estudos, filhos, dinheiro…

QUEDA-DE-CABELO-CAUSADA-POR-ESTRESSE

QUEDA DE CABELO POR ESTRESSE

O estresse pode ser causado por vários motivos, variam muito de pessoa pra pessoa, eu por exemplo sou uma pessoa muitoo tranquila dificilmente fico estressada, porém algumas pessoas ficam estressadas até por motivos que nem aconteceram.

A frase “eu ando muito estressada” faz parte do seu dia? A correria falta de horários, picos de raiva ao mesmo tempo tristeza e aquela sensação de impotência, também estão presentes? Essas são algumas sensações que o estresse gera no seu dia dia, e muitas delas afetam diretamente o seu físico, incluindo o cabelo.

 

COMO O ESTRESSE AFETA O SEU CABELO

A queda de cabelo por estresse é real e comprovada cientificamente. Durante os períodos de estresse o organismo libera uma substancia que aumenta a produção de estriol, que por sua vez bloqueia a entrada de nutrientes na região capilar causando um término prematuro da fase de crescimento “Meu cabelo não sai do lugar, não cresce de jeito nenhum” enfraquecendo os fios pela falta de nutrientes e por fim levando aos casos de queda.

O estresse ainda aumenta as chances de oleosidade capilar, que favorece a caspa e consequentemente a queda de cabelo.

 

DIAGNOSTICO – QUEDA DE CABELO POR ESTRESSE

Antes de se alto avaliar e definir “ahh minha queda é por estresse, certeza!” é muito importante realizar o simples exame de sangue, nele você vai detectar se não tem nenhuma falta de vitamina, ferritina, distúrbios hormonais e outros.  É de estrema importância o exame até mesmo porque falta de vitaminas podem aumentar o nível de estresse.  Ou seja um motivo pode estar ligado ao outro.

Modelo de exame com fatores ligado a queda de cabelo: Celulas LE pesquisa, FAN (Fator anti nuclear), FTA-ABS (Igm), FTA-ABS (IgG), VDRL – LUES, Lipidograma completo, Glicose, TSH Ultra sensível, T4, T3, Zinco, Vitamina B12, Ferritina, Hemograma Completo. Valor mais recente que eu paguei por esse exame – R$265,00

Os itens acima servem como base caso queira fazer um exame particular antes da sua consulta, assim você já leva os resultados logo no primeiro contato. Bom, eu não tenho plano de saúde, fazer exames pelo SUS na minha região demora um mês para marcar e quase dois meses para receber o resultado além de ser um transtorno enorme! Então sempre que quero ir a uma consulta com a dermatologista me antecipo faço o exame e já levo, assim já saio de lá com o tratamento certo. E caso ela ache necessário mais algum exame ainda da pra fazer.

 

QUEDA DE CABELO POR ESTRESSE

 

 TRATAMENTO – QUEDA DE CABELO POR ESTRESSE

O tratamento é feito em duas etapas, uma dependendo da outra,

1ª CABELO –  Começando pelos bloqueadores de queda e fortalecedores capilares, depois para estimulantes e manutenção.

2ª O ESTRESSE – Se foi um estresse momentâneo e você já se sente melhor, seguindo o tratamento da primeira etapa já vai recuperar os fios perdidos.  Agora se o estresse é constante é necessário outras medidas e em alguns casos acompanhamento médico.

 

QUEDA-DE-CABELO-POR-ESTRESSE

1ª ETAPA – QUEDA DE CABELO POR ESTRESSE

VITAMINAS – As vitaminas entram na fase mais importante do tratamento, porque agem no foco do problema.

Um dos fatores que mais contribuem para o estresse são a falta de vitaminas, principalmente as vitaminas do complexo B e principalmente a  Vitamina B5, considerada a vitamina anti-estresse. Essas vitaminas além de ajudar com o estresse vão fortalecer os fios e evitar que as quedas continuem.

E Já existem várias formulas no mercado voltadas para tratar quedas de cabelo em caso de estresse. Como o Pill food  e o ByeStress.

Antes que me perguntem qual é melhor Pantogar x ByStress para os casos de estresse, eu diria o ByeStress porque ele já foi especialmente formulado para esses casos, possui um numero maior de vitaminas do complexo B com 100% da dose diária recomendada.

SHAMPOOS – No geral são receitados como complemento do tratamento para aumentar o numero de vitaminas recebidas pelo couro cabeludo, pode variar em fórmulas manipuladas ou de farmácia como o Dercos da Vichy.

 

TÔNICOS CAPILARES – Os tônicos são receitados para fortalecer os folículo do cabelo, e estimular fios novos nos locais afetados pela queda, reparando o problema. (Minoxidil, Avisis, Aminexil…)

 

QUEDA DE CABELO POR ESTRESSE

 

2ª ETAPA –  “TRATANDO” O ESTRESSE

 

MUDANÇA DE HÁBITOS – Essa sem dúvidas é uma das etapas mais difíceis, porque na maioria das vezes não vai ser possível, por exemplo: se o seu estresse vem do ambiente de trabalho, você não pode sair por ai abandonando o emprego e pronto resolver a situação. Isso não faz parte da nossa realidade.

Até mesmo se for por questões familiares, transito, correria, politica… etc praticamente nenhuma dessas situações você vai conseguir se livrar, fazer um PUFF desapareceu, não dá pra fazer isso, não é a real.

 

Então o que fazer? 

Essa parte vai soar como bla bla bla, mais cada pessoa no seu interior vai saber o que é melhor pra ela. “Se você não pode resolver o problema, resolvido já está” o que você precisa é válvulas de escape, válvulas que de preferência liberem endorfina hormônio responsável por relaxar a mente, trazer felicidade e descasar o corpo.

A endorfina tem uma potente ação analgésica e ao ser liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria.

 

Não existe uma receita mágica contra o estresse, ele tem que ser trabalhado e se você não consegue isso sozinho(a), procure ajuda, vale tudo! Grupo de pessoas com problemas semelhantes, terapias, blogs, livros, pilates, mais tempo com os amigos, acupuntura e com certeza qualquer atividade física mesmo que mínima.

Resumindo vamos ocupar a cabeça, dar menos atenção para os problemas que não podem ser solucionados e colocar o corpo para se mexer, fazer o sangue circular e levar nutrientes a todos os lugares necessários (para isso voltamos a alimentação e vitaminas) tem que ter nutriente por corpo levar, certo?

QUEDA DE CABELO POR ESTRESSE

ETAPA EXTRA! IMPORTANTE

Eu sei que passar por uma queda capilar não é fácil, na verdade é bem desesperador mexe demais com emocional, já passei por todas as fazes.

Mais os tempo mudaram, tratamento eficaz é o que não falta! Tente não desesperar, ficar contando fios de cabelo, ficar toda hora no espelho remoendo as falhas, isso não vai ajudar a trazer o cabelo de volta e nem ajudar o seu emocional.

Confie no seu tratamento, não fique mudando toda semana. Tenha em mente que não vai ser da noite para o dia, os resultados aparecem com uma média de 3 a 6 meses.  O meu demorou 3 meses para começar a ver os resultados, 6 meses para os cabelinhos terem forma mais fortes e 1 ano pra terminar e ver o resultado.

Super Beijo! Se você gostou desse post não deixe de compartilhar com suas amigas!

17 Comments
  1. Marina de Alves 3 anos ago

    achei mt interessante este post, meu cabelo cai,mas nao é mt, mas me incomoda por isso vou usar alguns dos produtos que vc indicou.Mas eu estou fazendo o cronograma capilar e ele está melhorando mt, eu queria saber se no intervalo de uma hidratação para o outra 48h posso fazer alguma hidratação caseiras durante esse período ou devo so lavar com shampoo e o condicionado? obg bjus

  2. Gabriela 2 anos ago

    Fernanda, obrigada por compartilhar sua própria experiência em um assunto tão delicado.
    Ler suas postagens tem me ajudado. Fique com Deus.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like

Hot News