QUEDA DE CABELO EM MULHERES CAUSAS E TRATAMENTOS!

By

QUEDA DE CABELO EM MULHERES – Olá pessoal, post super interessante e completo sobre queda de cabelo. Hoje um assunto que vem perturbando as mulheres cada vez mais.

 

Quando o assunto é beleza, os cabelos são uma das prioridades femininas. Não importa se é liso, encaracolado, curto ou longo, o importante é que eles estejam bem cuidados e saudáveis. Mas, e quando os fios começam a cair, será que existe solução? A identificação da causa da queda de cabelo é essencial para um tratamento eficaz.

 

QUEDA DE CABELO EM MULHERES CAUSAS E TRATAMENTOS!

QUEDA DE CABELO EM MULHERES CAUSAS E TRATAMENTOS!


A Queda de cabelo feminina aumentou muito nos últimos anos.

A queda de cabelo feminina pode surgir por diversos fatores, inclusive emocionais, como o estresse e a ansiedade. Consequentemente, a calvície feminina pode originar, ainda, outros problemas de ordem emocional, tornando esta situação uma verdadeira bola de neve.

 


QUEDA DE CABELO FEMININA

Este tipo de queda de cabelo apresenta diminuição de cabelos nas regiões fronto-parietais, de modo difuso, persistindo cabelos mais curtos e afilados; a pele perde parte da elasticidade, podendo ser acompanhada de seborreia. Em geral a queda está associada a perturbações hormonais, com aumento da progesterona, menopausa, ou pelo uso de injeções de andrógenos com fim de tratamento de outro distúrbio. O diagnóstico é realizado pelo médico, que geralmente solicita exames de dosagens hormonais.

 

O tratamento deste tipo de queda de cabelo depende do resultado das dosagens hormonais, podendo ter indicação o uso de preparados antiandrogênicos, associados a estrógenos, a fim de combater a desregulação hormonal. Principais causas:

 

  • ENDÓCRINO:

O hipertiroidismo e, sobretudo, ou hipotiroidismo, e outros transtornos endócrinos podem causar perda difusa do cabelo.

Veja mais:

– ALOPECIA (Perda de cabelo) em homens e mulheres

 

  • MEDICAMENTOS:

Existem determinados medicamentos, (caso dos anticoagulantes, os medicamentos psiquiátricos, os anticonceptivos orais, os tratamentos a base de quimioterapia, etc.) que podem provocar que o cabelo se afine e se debilite até chegar a sua queda.

 

 

  • NUTRICIONAL:

A má nutrição é um dos principais motivos da alopecia difusa, pois faz com que o cabelo se torna seco, frágil e muito fino. As raízes são muito quebradiças. A anorexia, a causa da má nutrição característica desta doença, é outra razão associada à debilitação e afinamento do cabelo, assim como ter deficiências de ferro e zinco.

 

 


CAUSAS DA QUEDA DE CABELO

Além das causas mais atribuídas à queda de cabelo, como a anemia, a ausência de certos nutrientes ou carência de vitaminas, falta de ferro, febre, distúrbios emocionais, estresse, problemas menstruais, problemas relacionados com certos órgãos, como rim, tireoide, fígado e a quimioterapia, a origem da queda de cabelo pode ser mais específica e voltada para o tipo de queda em questão.

 

  • – Mudança de estação no início do outono e primavera;
  •  – Alterações hormonais: após o parto ou menopausa;
  •  – Um choque psicológico como uma morte de um ente querido;
  •  – Um aborto;
  • – Fim do tratamento contraceptivo à base de pílula estrogênica;
  •  – Uma grande operação cirúrgica;
  •  – Um período prolongado de anestesia geral.
  • – O uso de certos medicamentos;
  •  – A deficiência de ferro, cálcio, zinco ou magnésio;
  • – Um estado permanente de estresse que também pode levar à depressão;
  •  – Anorexia ou uma dieta muito severa;
  • – Doenças endócrinas e problemas da tireoide;
  • – Diabetes.

 

 

SINTOMAS DA QUEDA DE CABELO

A queda de cabelos em mulheres pode assumir muitas formas. Cada tipo de queda tem seus sintomas, sua origem e tratamento.

Sintomas comuns:

  • Aumento repentino de fios no chão, travesseiro e também ao passar a mão no cabelo
  • Surgimento de falhas ou fios espaçados
  • Afinamento dos fios
  • Fios saem facilmente ao puxar e sem dor

 

 

COMPLICAÇÕES DA QUEDA DE CABELO EM MULHERES

Alguns fatores podem contribuir para agravar a queda de cabelo em mulheres. Este é o caso de estresse que favorece a secreção de andrógenos e, portanto, a alopecia androgênica. O paciente pode encontrar-se em um círculo vicioso de estresse e queda de cabelo, pois quanto mais estresse, mais a queda vai se agravar. Você deve saber que as pesquisas têm demonstrado o importante papel desempenhado pelo estresse na queda de cabelo, o que o coloca no primeiro lugar dos fatores agravantes desse tipo de queda.

  • Durante determinadas estações como o outono e a primavera, a secreção de andrógenos aumenta de maneira inexplicável e assim, aumenta o risco de queda dos cabelos.
  • Tratamentos hormonais e anticoncepcionais podem aumentar a queda devido ao metabolismo da progesterona em andrógenos.
  • A síndrome dos ovários policísticos também pode causar excesso de andrógenos ovarianos e intervir no agravamento da queda de cabelo.

 

 


TRATAMENTO PARA QUEDA DE CABELO

QUEDA DE CABELO EM MULHERES CAUSAS E TRATAMENTOS!

O tratamento da queda de cabelo nas mulheres depende principalmente dos fatores que desencadearam a queda.  Às vezes, uma mudança de comportamento, higiene alimentação é suficiente para parar a queda de cabelo.

O tratamento para queda de cabelo pode retardar ou interromper o processo, e quanto mais precoce o tratamento, melhor o resultado. Para alcançar bons resultados o melhor a fazer é procurar um profissional, que vai indicar exames e o melhor diagnostico para o tratamento para e grau da sua queda.

Os tratamentos comuns e que estão disponíveis incluem:

  • Injeção de esteróides sob a superfície da pele
  • Medicamentos aplicados à pele
  • Terapia com lazer
  • Medicação administradas por via oral

 

Os principais produtos realmente eficazes contra a queda de cabelo, capazes de parar a mesma e fomentar mesmo o crescimento e fortalecimento de cabelos ainda viáveis, são o Minoxidil e a Finasterida.

 

  • MINOXIDIL  – Este foi um dos primeiros medicamentos aprovados para a queda de cabelo, sendo recomendado tanto para o homem como para a mulher. Este tratamento tópico é aplicado no couro cabeludo com uma massagem, promovendo a vasodilatação e melhor circulação sanguínea no couro cabeludo, o que fortalece substancialmente o cabelo. É o medicamento ideal para fortalecer o cabelo e recuperar cabelos adormecidos mas ainda viáveis.

 

Veja mais:

 

Quando ocorre a queda de cabelo pós o parto, você pode aplicar uma loção específica destinada a reforçar a queratina e fornecer mais vitaminas para o seu cabelo. Ao escolher um produto cuja ação se concentra na raiz, você terá cabelos mais fortes. Atenção, o resultado raramente é imediato, é preciso ser paciente, pois seu cabelo pode levar até mais de oito meses para voltar a ter todo seu brilho e vigor. Tratamento à base de vitaminas B5, B6 e B8 reforçam a fibra capilar. Para um crescimento mais rápido, a estimulação da microcirculação do couro cabeludo é essencial.

 


TRATAMENTOS NATURAIS PARA QUEDA DE CABELO

REMÉDIOS NATURAIS PARA QUEDA DE CABELO

– A urtiga e o painço estão entre as melhores plantas conhecidas para diminuir a queda de cabelo.

– Consumo de alimentos ricos em vitamina C como frutas cítricas, tomate, morango, vegetais verdes, batatas e pimentões verdes ajudam a manter o cabelo saudável.

– Uma alimentação rica em minerais como o magnésio, zinco ou ferro também podem evitar a queda de cabelos entre as mulheres. Isto também ocorre com o consumo de legumes verdes, certas frutas como o Kiwi, abacaxi e morango, frutas cítricas, cerais, óleos vegetais, carne vermelha, peixe, frango, arroz e leite. Soja, feijão e ovos também estão entre os alimentos que devem ser privilegiados para esse fim.

Se preferir, você pode recorrer a aromaterapia; o óleo de cedro, óleo de jojoba, alecrim, camomila, limão, tomilho e laranja são os mais comumente usados para massagear o couro cabeludo e promover o crescimento do cabelo.

 

 


ALIMENTAÇÃO PARA AJUDAR NA QUEDA DE CABELO

ALIMENTAÇÃO PARA AJUDAR NA QUEDA DE CABELO

Alguns alimentos que podem ajudar na queda de cabelo são:

  •  Arroz, feijão e lentilhas: têm aminoácidos que quando combinados dão origem a proteínas que formam o colágeno e a queratina, que são componentes que fortalecem os cabelos e por isso quando consumidos regularmente protegem os fios da queda;

 

  •  Soja: Melhora a circulação no couro cabeludo, diminuindo o risco da queda de cabelo;

 

  •  Vinagre de maçã: Auxilia na digestão da proteína, fazendo com que esta seja melhor aproveitada pelo organismo. Ele pode ser utilizado de forma tópica ou pode ser ingerido pois ambas as formas evitam a queda de cabelo;

 

  •  Alecrim: A aplicação do alecrim no couro cabeludo melhora a circulação prevenindo a queda de cabelo;

 

  •  Frutos do mar: São ricos em magnésio, essencial para a formação das proteínas que fortalecem os fios;

 

  •  Leite e derivados: Ricos em cálcio, evitam que os cabelos fiquem opacos e quebradiços.

 

DICAS EXTRAS:

– Qualquer que seja a manifestação de sua queda de cabelo, lembre-se de consultar um especialista antes que piore;

– Se possível, evite amarrar o cabelo para trás com presilhas ou elásticos para não puxar as raízes;

– Quando você lavar o cabelo, pratique uma massagem suave no couro cabeludo;

– Se você usar tinturas de cabelo escolha uma aplicação moderada;

– Lave o cabelo com água morna e evite a aplicação direta de shampoo em seu cabelo;

– Em casos de cabelos quimicamente tratados, faça uma pausa até que o problema normalize;


 

Beijos até mais!!

 

VITAMINAS QUE EU AMO E RECOMENDO!

Essa é uma das perguntas mais frequentes no blog, quais as melhores vitaminas, shampoos, suplementos e óleos para o cabelo que eu já testei. Bom, eu fiz uma lista abaixo de todas que me deram resultados positivos e recomendo de olhos fechados! Use o pesquisar para ver os antes e depois sempre com mecha descolorida!
 
Cada uma tem um destaque específico, mas para quem quer saber qual foi a melhor em termos de crescimento até hoje foi a minha ultima vitamina testada no cado o  PANTOGAR TURBINADO: (Pantogar+ Queratina + Luminus + Pill Food + Biotina + Nutricolin) , possui uma fórmula extraordinária e sem dúvidas bem completa e Capsulas de Groselha Negra que me surpreendeu bastante!

     
  • FÓRMULA TURBINADA CAPILAR ( Pantogar + Pill Food + Luminus + Nutricolin + BIotina +Silicio + MSN) - (AQUI)
  • PANTOGAR EXTRA-FORTE – (AQUI)
  • PANTOGAR FORMULA ORIGINAL –  (AQUI)
  • PANTOGAR EXTRA FORTE - (AQUI)
  • GROSELHA NEGRA – (AQUI)
  • PILL FOOD EXTRA FORTE - (AQUI)
  • LUMINUS HAIR - (AQUI)
  • COLÁGENO HIDROLISADO SEM SABOR (AQUI)
  • VITAMINA E (AQUI)
 
12 Comments
  1. Silvia 4 anos ago

    Oi Fernanda, eu aqui outra vez…. Estou fazendo o tratamento com minoxidil já a três meses, o uso é somente a noite… Gostaria que tirasse uma dúvida, é normal o cabelo continuar caindo na hora da lavagem? Meu cabelo não tá caindo como no começo do tratamento, mas ainda assim permanece uma queda, será que é normal? E você saberia me dizer com quantos meses irei perceber que já estão nascendo?

  2. Fernanda Caroline 4 anos ago

    Oi Silvia, com 3 meses eu já via vários fios novos nos local da queda. É normal o cabelo continuar caindo, principalmente na lavagem, geralmente cai uns 100 a 150 fios na lavagem, isso é o normal do cabelo.

    Mas por exemplo se você lava o cabelo a cada 3 dias esses fios podem acumular, então ao invés de cair 150 pode cair 400 fios do acumulado de 3 dias, experimenta lavar o cabelo todos os dias por uma semana e observar se a queda vai ficar dentro da normalidade, eu acredito que sim.

    Beijos

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like

Hot News