Home SAÚDE O QUE É LEVEDURA NUTRICIONAL? BENEFÍCIOS E COMO USAR

O QUE É LEVEDURA NUTRICIONAL? BENEFÍCIOS E COMO USAR

por Mariana Coimbra

Você já ouviu falar na levedura nutricional? Alguns pensam que é um vegetal, outros pensam que é um animal. Mas não é nenhum dos dois e sim um fungo!

Assim como os cogumelos, a levedura nutricional é uma fonte de vitaminas do complexo B, fibras, do antioxidante glutationa, selênio, zinco, ferro e proteínas. Chamada saccharomyces Cerevisiae, ela oferece grandes benefícios para a saúde.

Considerada um superalimento, esta fonte rica de proteína não animal apresenta todos os nove aminoácidos essenciais em sua composição, os quais geralmente são obtidos através de fontes de proteína animal.

Para quem é vegetariano, ela é uma ótima alternativa devido ao seu valor nutricional. O sabor lembra ao queijo parmesão. Ela pode ser usada como tempero, dar consistência a caldos, molhos e sopas.

Ativas e Inativas

Para você entender melhor do que se trata este fungo, é importante saber que ela pode ser apresentada de duas formas: Ativa ou Inativa

A ativa, ou viva, é chamada de fermentativa. Ela é utilizada na fabricação de cervejas, kombuchas e pães por exemplo.

Esta levedura apresentava elevados teores de cromo, mineral essencial para o organismo que auxilia na manutenção dos níveis de açúcar no sangue. Porém, hoje em dia é cultivada em uma maior variedade de meios e não é mais utilizada na forma de subproduto da cervejaria.

Já a inativa é a levedura exposta às altas temperaturas e desativada, processo que impede a fermentação, como é o caso da levedura nutricional. Ela é forte e contém importantes vitaminas e minerais, o que aumenta o seu caráter saudável e nutritivo.

As leveduras nutricionais são tipicamente cultivadas em melaços de beterraba, sacarina e de cana-de-açúcar e, por isso, são consideradas livres de glúten. No entanto, é necessário verificar sempre com o fabricante se o produto realmente não contém glúten, já que alguns fermentos, em especial o de cerveja, são cultivados em grãos.

Levedura rica em betaglucana

Uma das características da saccharomyces Cerevisiae é a fonte de betaglucana, um tipo específico de fibra que é reconhecida pelos receptores das células do nosso sistema de defesa.

Quando se conecta com células do sistema imune, o polissacarídeo estimula ações antimicrobianas e ajuda para o fortalecimento da imunidade. Ela ajuda também a regular a glicemia e o colesterol, que pode ser encontrada em fungos e outros cereais além da levedura.

Veja abaixo quais são os benefícios dessa levedura nutricional:

– Ação antioxidante: O alimento contém glutationa, que é um poderoso antioxidante que ajuda a prevenir o envelhecimento e doenças crônicas, além de proteger do estresse oxidativo.

– Controle de colesterol e glicemia: Ajuda a reduzir a absorção do colesterol e auxilia no controle da glicemia.

– Dieta vegana: Leveduras são microorganismos categorizados do Reino dos fungos. Assim como os cogumelos, são alternativas para uma alimentação de veganos.

– Alérgicos: Para quem tem restrições com queijos, ela pode substituir em preparos de molhos. Pois o sabor é muito semelhante ao do queijo parmesão.

– Reforço da imunidade: Fortalece o sistema imunológico não só pela atuação da betaglucona, mas também pela presença de vitaminas do complexo B, e importantes minerais que ajudam no sistema imune,  como zinco e Selênio.

– Saúde da pele: Os minerais, proteínas e vitaminas que beneficiam a pele estão presentes na composição da levedura nutricional.

Como inserir a levedura nutricional na alimentação?

Veja algumas sugestões:

– Finalização de pratos, para temperar.

– Substituto do queijo ralado

– Em receitas, para substituir farinhas

– Como ingredientes de molhos

– Para engrossar misturas e preparos culinários.

Vale a apena aprofundar no assunto, para poder inserir esse alimento em sua dieta.

E aí? Gostou das informações?

Escreva abaixo nos comentários

Advertisements

Grande abraço,

 

VITAMINAS QUE EU AMO E RECOMENDO!

Essa é uma das perguntas mais frequentes no blog, quais as melhores vitaminas, shampoos, suplementos e óleos para o cabelo que eu já testei. Bom, eu fiz uma lista abaixo de todas que me deram resultados positivos e recomendo de olhos fechados! Use o pesquisar para ver os antes e depois sempre com mecha descolorida!

Cada uma tem um destaque específico, mas para quem quer saber qual foi a melhor em termos de crescimento até hoje foi a minha ultima vitamina testada no cado o  PANTOGAR TURBINADO: (Pantogar+ Queratina + Luminus + Pill Food + Biotina + Nutricolin) , possui uma fórmula extraordinária e sem dúvidas bem completa e Cápsulas de Groselha Negra que me surpreendeu bastante!

  • PANTOGAR + GROSELHA NEGRA - (AQUI)
  • BIOSIL –  (AQUI)
  • GROSELHA NEGRA – (AQUI)
  • SHAMPOO DERCOS - (AQUI)
  • CYSTEAMINE PARA MELASMA - (AQUI)

  • Cupom "FERNANDABELEZA" 10% + Frete grátis

Related Posts

Deixar Comentário