AGACHAMENTO LIVRE X LEG PRESS

AGACHAMENTO LIVRE X LEG PRESS – Quando o ser humano evolui ficando de pé, passou a executar uma infinidade de movimentos. Sendo um dos principais o agachar. Mesmo com a evolução da ciência ainda existem pessoas da área de saúde, mal informadas que condenam certa prática nas atividades físicas. Como condenar o exercício que o corpo executa naturalmente durante o dia?




 

AGACHAMENTO LIVRE X LEG PRESS

LEG PRESS X AGACHAMENTO LIVRE

MITOS E VERDADES SOBRE O AGACHAMENTO

Prof. Fabricio Fouraux

Pós-graduações em Anatomia Humana, Biomecânica e Medicina Desportiva.

Mestrado em Bioética e Direitos da Saúde.

 
Quando o ser humano evolui ficando de pé, passou a executar uma infinidade de movimentos. Sendo um dos principais o agachar. Mesmo com a evolução da ciência ainda existem pessoas da área de saúde, mal informadas que condenam certa prática nas atividades físicas. Como condenar o exercício que o corpo executa naturalmente durante o dia?

Da mesma forma que temos vários mitos, como por exemplo, crianças não podem praticar musculação, grávidas também não… O agachamento profundo passa pela mesma discriminação sem ter bases cientificas para tal condenação, o que ocorre em ângulos maiores de flexão do joelho é o aumento da tensão patelar, compressão patelofemural e tibiofemural, mas o que é compensado pela co-contração dos músculos posteriores.

Não havendo restrições devido a alguma patologia o agachamento somente será lesivo se o mesmo for executado de maneira errada.

Mas estamos aqui para comparar os diversos trabalhos de extensão de joelho bi-articulares que temos na academia e demonstrar que todos tem a mesma função de trabalho muscular, mudando somente as inserções moveis e fixas.

LEG PRESS X AGACHAMENTO LIVREAGACHAMENTO-LIVRE

AGACHAMENTO LIVRE X LEG PRESS

Ambos trabalham as mesmas musculaturas se executados nos mesmos ângulos. O que isso quer dizer? Se eu levar o carrinho do Leg Press no mesmo ângulo que eu fizer um agachamento livre estaremos trabalhando as mesmas musculaturas de forma igual, a única diferença que o gasto energético para realizar o agachamento é maior devido a sua estabilização.

 

PORQUE ENTÃO REALIZAR VÁRIOS EXERCÍCIOS DE MANEIRAS DIFERENTES SE TODOS TRABALHAM A MESMA COISA?

Devemos estimular de maneiras diferentes as musculaturas, para que não se crie um platô de treinamento e o músculo pare de se adaptar.

Lembre-se treinar com profissionais especializados, cria um leque de opções para sua evolução, sem lesões e com ganho rápido e sólido dos seus objetivos.


www.maissaudefitness.com

Avalie este post! 😀
Fabricio Foraux

Colaborador

Prof. Fabricio Fouraux Pós-graduado em Anatomia Humana, Biomecânica e Medicina Desportiva. Mestrado em Bioética e Direitos da Saúde.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>