A melhor forma de combater doenças é investindo no fortalecimento do sistema imunológico, que exerce o papel de proteger o corpo contra possíveis ameaças. Ele é formado por vasta quantidade de células, tecidos, órgãos e moléculas que diferem funções e garantem a defesa do seu organismo
O que muitas pessoas não sabem é que uma prática comum pode contribuir para o fortalecimento desse sistema.
E essa prática é a famosa massagem.
Uma ótima ferramenta utilizada pelos antigos no tratamento de várias doenças.
Um dos países que utiliza a massagem é a China, há cerca de 2800 antes de Cristo.
Quais são os benefícios reais?
A massagem promove o equilíbrio entre corpo e a mente, alivia dores musculares, diminui o estresse e traz relaxamento para o corpo, além de poder eliminar as toxinas do organismo, ajudando na melhora da sua imunidade.
Adeptos afirmam que a massagem melhora as noites de sono, aliviam as tensões acarretadas por um dia de trabalho. Tudo isso colabora para um melhor rendimento durante o dia. A fricção e pressão das mãos no corpo podem evitar até a depressão.
Quem recebe uma drenagem linfática por exemplo, tem garantia de muito menos edema, conhecido popularmente como inchaço, que ocorre nos braços, pernas, pés e até mesmo no rosto, pois ela ativa a circulação sanguínea e potencializa uma rede complexa de vasos que movem os fluídos do nosso corpo.
Depois de passar por uma sessão como essa o alívio é imediato e gera uma sensação de bem-estar prolongada.
Para usufruir desses benefícios é necessário que sejam feitas de forma regular e é muito importante que os hormônios estejam controlados, para o organismo ser liberado de ataques de vírus e bactérias.
Veja abaixo a lista dos 10 benefícios que a massagem pode proporcionar:
1 – Um controle do estresse
2 – Diminuição da ansiedade
3 – Alívio da tensão e das dores musculares
4 – Melhora da circulação sanguínea, elasticidade da pele e sistema imune
5 – Diminuição da pressão arterial no caso de pacientes hipertensos
6 – Alívio das dores de cabeça
7 – Diminuição do cansaço
8 – Estimulação e equilíbrio do sistema intestinal
9 – Eliminação de toxinas e resíduos metabólicos
10 – Diminuição da insônia
Quem não deve receber massagem?
Em alguns casos a massagem pode não ser um procedimento seguro e deve ser evitada especialmente quando a pessoa tem algum osso partido ou osteoporose, distúrbios hemorrágicos, feridas abertas, câncer e outras condições médicas que possam ser agravados com a massagem. Além disso, as grávidas devem evitar receber massagens durante o primeiro trimestre de gravidez. a não ser que seja recomendado pelo médico.
Tipos de massagem:
1 – Antiestresse
Com deslizamento e amassamento, essa massagem estimula a liberação da ocitocina e ainda outros hormônios de antiestresse. É uma massagem mais leve para evitar que você tenha dores em seu corpo.
2 – Ayurvédica ou Ayurveda
Ela abre os canais energéticos e bloqueados, usando muitos alongamentos para aliviar dores e tensões.
3 – Reflexologia
A Reflexologia faz pressões nas mãos ou nos pés e equilibra a energia do seu corpo. Cada ponto do seu pé tem um órgão correspondente.
4 – Drenagem Linfática
movimentos mais suaves na sua pele, ajudando na circulação do sangue e ainda elimina líquidos retidos no organismo.
5 – Tailandesa
Essa massagem é mais energética do que física e utiliza as manobras corporais com pressão, dando flexibilidade aos seus músculos e articulações.
6 – Pedras quentes
Essa massagem equilibra o seu sistema nervoso central e ainda eliminar o seu estresse e cansaço.
7 – Shiatsu
Um dos tipos de massagens mais conhecidas, disciplina oriental que combina a pressão dos polegares, palmas das mãos e cotovelos em canais que fluem a energia
8 – Reiki
Técnica comprovada para aliviar muitas dores, com imposição de mãos e transmissão de energia em lugares específicos do seu corpo, que melhora os aspectos físicos, emocionais e espirituais.
E ai? Gostou das informações?
Escreva abaixo nos comentários,
Grande Abraço,