Home SAÚDE FIBRAS E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

FIBRAS E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

por Mariana Coimbra

Você sabia que os alimentos que são mais ricos em fibras são excelentes para a saúde, ajudam emagrecer e são essenciais para uma dieta saudável? Se a resposta for sim, você sabe por quê?

As fibras alimentares são partes dos alimentos que são resistentes a digestão e quando chegam ao intestino, tem o poder de regular o trânsito intestinal. Elas desempenham um papel muito importante no funcionamento do intestino, uma das partes mais importantes do nosso corpo.

Elas podem ser classificadas em dois tipos: solúveis e insolúveis

As fibras solúveis quando são ingeridas se dissolvem em água formando um gel que permanece por mais tempo no estômago, dando maior sensação de saciedade. Esse gel atrai as gorduras e açúcares, ajudando a reduzir os níveis de colesterol e glicemia do sangue, além de alimentarem os probióticos, que são as bactérias benéficas presentes no intestino. Isso ajuda a manter a saúde intestinal e reduzir inflamações, evitando assim o surgimento de doenças gastrointestinais.

As fibras insolúveis ajudam no funcionamento do intestino. Quando elas são consumidas em conjunto com as quantidades adequadas de água, agem como um agente natural. Elas são capazes de reter grande quantidade de água, causando uma distensão da parede do colo, ajudando a eliminar as fezes. Com isso, é possível prevenir prisão de ventre, hemorroidas, diverticulite e câncer de cólon.

O nosso intestino tem sempre que está funcionando direito, por isso vamos passar algumas receitas para ajudar na saúde dele.

Veja abaixo as principais fontes de fibras, mas não se preocupe em decorar e sim em inserir na sua dieta, de forma saudável, lembrando que tem que ser rica em vegetais, leguminosas e cereais integrais, que ajudam a obter a quantidade diária de fibras necessárias.

FIBRAS ALIMENTARES

As fibras alimentares são as partes dos vegetais presentes nas frutas, legumes, verduras hortaliças leguminosas e grãos (cereais integrais), resistentes a ingestão e absorção no intestino.

Benefícios

– Saciam e favorecem a perda de peso

– Ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue

– Diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos

– Mantém a saúde da flora intestinal e do sistema gastrointestinal

– Previnem doenças

– Retardam o esvaziamento gástrico

– Por retardar a absorção dos carboidratos no intestino, os níveis de glicose aumentam de forma gradual, regulando a liberação de insulina.

– As fibras conseguem reter uma parte das gorduras e de colesterol, fazendo com que diminuam sua concentração no organismo.

– Servem de alimentos para as bactérias benéficas presentes naturalmente no intestino. As fibras diminuem a inflamação, aumentam as defesas do organismo e evitam a formação de doenças intestinais.

– Previnem a prisão de ventre, hemorroidas, diverticulite e câncer de cólon

Onde encontrar?

Frutas

Abacate, abacaxi, ameixa fresca, ameixa seca, amora, banana, caju, cereja fresca, coco fresco, damasco seco, figo fresco, goiaba, kiwi, laranja com bagaço, maçã com casca, manga, maracujá, mamão, melancia, melão, tangerina, morango, nectarina, Pêra com casca, pêssego com casca, Tâmara, uva fresca e passas.

Sementes e oleaginosas

Sementes de chia, sementes de linhaça, nozes, amêndoas, amendoim, amêndoas com casca, etc.

Leguminosas

Lentilha, feijão, ervilha, grão-de-bico, soja em grão, etc.

Vegetais

Agrião, alface, abóbora, abobrinha, aspargos, beterraba, brócolis, couve, acelga, batata doce, rúcula, escarola, erva-doce, espinafre, repolho, salsa, Cebolinha, cebola, cenoura crua, couve-flor, milho verde, nabo, pepino, pimentão, quiabo, rabanete, tomate cru, vagem, etc.

Cereais integrais

Farelos e farinhas integrais (arroz, trigo, linhaça, aveia, cevada, trigo)

Recomendação

Entre 25 e 38 aproximadamente

Não esqueça de beber água!

Em uma dieta rica em fibras, é essencial o consumo de água.

E aí? Gostou das dicas?

Escreva abaixo nos comentários,

Advertisements

Grande abraço,

 

VITAMINAS QUE EU AMO E RECOMENDO!

Essa é uma das perguntas mais frequentes no blog, quais as melhores vitaminas, shampoos, suplementos e óleos para o cabelo que eu já testei. Bom, eu fiz uma lista abaixo de todas que me deram resultados positivos e recomendo de olhos fechados! Use o pesquisar para ver os antes e depois sempre com mecha descolorida!

Cada uma tem um destaque específico, mas para quem quer saber qual foi a melhor em termos de crescimento até hoje foi a minha ultima vitamina testada no cado o  PANTOGAR TURBINADO: (Pantogar+ Queratina + Luminus + Pill Food + Biotina + Nutricolin) , possui uma fórmula extraordinária e sem dúvidas bem completa e Cápsulas de Groselha Negra que me surpreendeu bastante!

  • PANTOGAR + GROSELHA NEGRA - (AQUI)
  • BIOSIL –  (AQUI)
  • GROSELHA NEGRA – (AQUI)
  • SHAMPOO DERCOS - (AQUI)
  • CYSTEAMINE PARA MELASMA - (AQUI)

  • Cupom "FERNANDABELEZA" 10% + Frete grátis

Related Posts

Deixar Comentário