Home SAÚDE EXISTEM 4 TIPOS DE FOME: QUAL DELAS VOCÊ ALIMENTA MAIS?

EXISTEM 4 TIPOS DE FOME: QUAL DELAS VOCÊ ALIMENTA MAIS?

por Mariana Coimbra

Parece que fome é só aquela sensação que sentimos quando a barriga dói, mas não é bem isso. Existem 4 tipos de fome e devemos aprender a identifica-las para ter sucesso em nossa dieta.

Nosso estado emocional influencia diretamente nas escolhas alimentares. Quando estamos tristes ou estressados acabamos descontando na comida, comemos em excesso e sem buscar algum critério específico.

Isso acontece porque treinamos a nossa mente a entender que a comida é uma recompensa ou algum certo tipo de conforto. Todas as vezes que entendemos a nossa fome como algo emocional, acabamos estabelecendo esse tipo de comportamento.

Um dos pilares mais importantes para o emagrecimento é mudar os hábitos de alimentação, por isso a dica é: Sempre se pergunte “Porque eu estou com fome?” “O que eu quero comer?”

Respondendo essas perguntas você será capaz de entender se a sua fome é consciente ou se é por impulso.

Veja abaixo os 4 tipos de fome que existem:

Fome fisiológica

É aquela que informa que o organismo precisa de receber alimentos e não é específica. Ela tem como característica o ronco do estômago, e aos poucos a fome vai aumentando.

Nessas horas é importante fazer boas escolhas e comer com calma e atenção

Fome social

Este tipo de fome está relacionado com situações sociais, em que você tem vontade de comer apenas por estar em determinado local, como aniversário, festa ou algum jantar com amigos.

O importante é se alimentar antes de sair de casa para não fazer exageros na rua. Permita-se aproveitar o momento com moderação.

Fome específica

Esse tipo de fome é o desejo de comer algum alimento específico e que está relacionado a uma sensação de prazer imediato. Geralmente envolve algum tipo de alimento que você tem preferência ou algo que você não come há mais tempo.

O recomendado é que coma com moderação e sem culpa, porém, não deixe que esse tipo de fome seja um hábito em sua vida.

Fome emocional

Esse tipo de fome não tem sintoma físico, tem urgência e necessidade de grande volume. Está relacionada com a emoção.

Quando estamos estressados e tristes buscamos um certo tipo de conforto na comida.

O conselho é que você se distraia com alguma atividade, como: Ler, fazer exercícios físicos, ouvir alguma música que você goste, conversar com alguém e principalmente beber bastante água.

Agora que você já sabe quais os tipos de fome que existem, aconselho que não abra a geladeira para pensar ou comer fora de hora, pois, esses tipos de hábitos podem ser difíceis de quebrar.

Embora isso seja desafiador, existem maneiras de acabar com esse mal.

Para isso descubra maneiras de lidar com as suas emoções, uma boa forma de descobrir é manter um diário com registros do que se come e relacionar isso aos horários e sentimentos daquele momento.

Busque fontes de distração. Uma boa opção é antes de comer qualquer coisa, pense em algo para te distrair e que você possa fazer no lugar.

Evite dietas restritivas: Muitos especialistas não estão de acordo com esse tipo de restrição, pois, podem gerar um efeito contrário ao pretendido: O aumento do desejo pelo alimento restrito e o risco de comer muito mais do que antes.

Procure fazer alguma atividade física em sua rotina, pois, os exercícios podem impedir a impulsão alimentar, diminuir os níveis de estresse e melhorar o humor.

Determine horário para suas refeições, pois isso evita ataques a geladeira fora de horário

Valorize o sabor dos alimentos. Sinta prazer em comer e em mastigar sem pressa, dessa maneira você respeita o tempo do cérebro de assimilar a saciedade.

Se você já tem todos esses hábitos saudáveis e ainda continua se alimentando por impulso, é importante buscar uma ajuda profissional. Psicólogos e psiquiatras podem ajudar a identificar esses comportamentos que causam compulsão ou até mesmo diagnosticar algum transtorno alimentar.

E ai? Gostou das informações?

Escreva abaixo nos comentários!

Grande Abraço,

 

VITAMINAS QUE EU AMO E RECOMENDO!

Essa é uma das perguntas mais frequentes no blog, quais as melhores vitaminas, shampoos, suplementos e óleos para o cabelo que eu já testei. Bom, eu fiz uma lista abaixo de todas que me deram resultados positivos e recomendo de olhos fechados! Use o pesquisar para ver os antes e depois sempre com mecha descolorida!

Cada uma tem um destaque específico, mas para quem quer saber qual foi a melhor em termos de crescimento até hoje foi a minha ultima vitamina testada no cado o  PANTOGAR TURBINADO: (Pantogar+ Queratina + Luminus + Pill Food + Biotina + Nutricolin) , possui uma fórmula extraordinária e sem dúvidas bem completa e Cápsulas de Groselha Negra que me surpreendeu bastante!

  • PANTOGAR + GROSELHA NEGRA - (AQUI)
  • BIOSIL –  (AQUI)
  • GROSELHA NEGRA – (AQUI)
  • SHAMPOO DERCOS - (AQUI)
  • CYSTEAMINE PARA MELASMA - (AQUI)

  • Cupom "FERNANDABELEZA" 10% + Frete grátis

Related Posts

Deixar Comentário