Home SAÚDE DICAS PARA PREVENIR DOENÇAS E TER UMA VIDA CHEIA DE SAÚDE

DICAS PARA PREVENIR DOENÇAS E TER UMA VIDA CHEIA DE SAÚDE

por Mariana Coimbra

Você já escutou a frase “é melhor prevenir do que remediar”? É uma expressão muito antiga e creio que todo mundo já ouviu falar, mas pouca gente coloca em prática. Com a rotina cada vez mais corrida, acabamos deixando de lado a nossa saúde e raramente procuramos um médico para avaliar o nosso estado, e deixamos para ir somente quando os sintomas aparecem. Não paramos para pensar que nossas escolhas diárias interferem diretamente na saúde do nosso corpo, pois muitas doenças que lidamos estão relacionadas com o estilo de vida.

Para ter qualidade de vida é necessário adquirir novos hábitos e atitudes preventivas, como escolher melhor o que colocamos no prato, e como lidamos com o estresse e a qualidade do sono. Além disso, temos que ter frequência nas atividades físicas.

Abaixo estão algumas dicas preventivas que vão trazer mais saúde e qualidade de vida pra você:

1- Cuide da higiene

Muitas doenças contagiosas podem ser evitadas com uma boa higiene pessoal. Cuidar de si mesmo é um passo inicial para se prevenir. Lavar as mãos com frequência, principalmente antes de se alimentar. Lembre-se sempre de se higienizar quando chegar em casa, após um período fora.

2 – Faça exames de rotina regularmente

Exame de rotina são fundamentais para a prevenção de doenças. Identificar pequenas alterações, nos permite traçar um plano para combater a causa.

3 – Tome as vacinas corretamente

A vacinação foi desenvolvida para reforçar o sistema imunológico na defesa de doenças. Mantenha sua caderneta de vacina atualizada.

4 – Se alimente de forma saudável

Uma alimentação equilibrada é fundamental para a prevenção de doenças. Tenha bons hábitos alimentares, inclua em seu cardápio mais vegetais, frutas, alimentos integrais e oleaginosas. É importante também, manter o corpo hidratado.

5 – Pratique atividades físicas

A prática regular de exercícios físicos está diretamente ligada a melhora da saúde cardiorrespiratória, vascular, mental e metabólica. Além de fortalecer a musculatura, o equilíbrio, a resistência e a postura.

6 – Tenha uma boa noite de sono.

Enquanto dormimos, nosso organismo se autorregula, realiza o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios, e a consolidação da memória.

7 – Cuide da sua saúde mental

Desequilíbrios emocionais afetam o sistema imunológico. Invista em atividades relaxantes, terapia, arte, música ou qualquer atividade que te desestresse. É importante ficar atento a liberação de hormônios de estresse que prejudicam a saúde.

8 – Tenha contato com a natureza e animais

Estar em meio à natureza ou em contato com os animais, como um pet, por exemplo, reduz o estresse, ajuda na concentração, memória, produz hormônios do bem-estar e felicidade que ajudam a ter mais saúde.

9 – Passe um tempo com pessoas que você ama

Estar com pessoas que amamos liberam hormônios como ocitocina e endorfina que fortalecem o sistema imunológico, melhoram a qualidade do sono, inibem o cortisol, composto responsável pelo estresse, entre outros que prejudicam a saúde.

10 – Suplementação alimentar

Quando orientado e prescrito por seu médico ou nutricionista podem complementar a alimentação, auxiliar no funcionamento do organismo e combater radicais livres, além de suprir deficiência de vitaminas que prejudicam a saúde.

Com a prática diária de hábitos preventivos, logo você notar a maior disposição, satisfação, energia, bem-estar e qualidade de vida.

E aí? Gostou das informações?

Escreva abaixo nos comentários,

Grande abraço,

Related Posts

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: