CUIDADOS COM O CABELO ANTES E PÓS PROGRESSIVA!

By

CUIDADOS COM O CABELO PÓS PROGRESSIVA – Quem não ama acordar com o cabelo liso, fios no lugar e com aquele brilho que uma progressiva recente da ao cabelo? Todas nós! Porem o que eu mais vejo é o arrependimento pós progressiva.

CUIDADOS COM O CABELO ANTES E PÓS PROGRESSIVA!

CABELO LISO PROGRESSIVA

A ideia da progressiva e trazer praticidade, brilho e melhorar a textura dos fios, pra isso você deve tomar os devidos cuidados antes e após a química.

Já fiz um post aqui no blog sobre os cuidados que você deve ter antes de qualquer química, que são importantes para prevenir os já conhecidos resultados desagradáveis pós progressivas.

Cuidados com o cabelo antes de qualquer química

 

Sem dúvidas a etapa mais importante começa antes da progressiva, não adianta estar com o cabelo super ressecado, quebrado, danificado e cair no conto “progressiva hidrata” meninas por favor!!! Ela pode até das a ilusão de cabelo “resgatado” porem pode ser um tiro no pé! e até causar o famoso corte químico.

Sejam auto criticas, observe o estado atual do seu cabelo. De uma olhada geral e analise:

 

  • PONTAS – Se estiver seca ou cheias de duplas, tenha em mente um corte básico de alguns dedinhos, não tem nada pior que aquele acabamento espigado das progressivas nas pontas detonadas.

 

  • QUEBRADIÇO OU MUITO DANIFICADO – Experimente fazer reconstruções ou até mesmo cauterizações ANTES da progressiva, até que você sinta o cabelo mais maleável e hidratado para receber a progressiva.  Isso para evitar que o cabelo fique sem movimento,  duro espigado por falta de hidratação.

 

  • CABELO COM DESCOLORAÇÃO (LOIRO) – A progressiva tende ha amarelar o loiro descolorido, então o ideal é procurar uma progressiva própria para cabelos descoloridos, e combinar junto com sua cabeleireira o retoque.

 

  • CABELO COM OUTROS TIPOS DE ALISAMENTO –  Façam o teste SIMPLES!!! da mecha, não vale a pena arriscar o seu cabelo por deixar de fazer um simples teste. Não tem como a cabeleireira adivinhar a fórmula do seu alisamento anterior e com a grande gama de produtos no mercado é super comum uma química não ser compatível com a outra.

 

Mesmo que digam a você “ESSE PRODUTO É COMPATÍVEL COM TUDO!” você diga: Ok, mais quero fazer o teste da mecha.  Tenha amor ao seu cabelo.

 

CUIDADOS COM O CABELO PÓS PROGRESSIVA

Dadas as dicas de preparação, vamos as dicas de como manter o efeito lindo e bonito que a progressiva pode te dar. O mais importante após qualquer química é repor o que o cabelo perdeu com o processo de alisamento e manter uma rotina básica de cuidados com fios.

 

PRODUTOS ADEQUADOS

O QUE EVITAR:

Shampoos transparentes –  Com moderação e com a fórmula certa. Shampoos transparentes tendem a ser mais detergentes, retirando a progressiva mais rápido.  Salvo os com a fórmula rica em proteínas.

Shampoos de limpeza profunda –  O ideal para um cabelo com progressiva é 1 a 2 vezes no mês no máximo. Ou apenas quando sentir o seu cabelo pesado e sem brilho.

 

O QUE USAR:

Shampoos com sulfatos leves o famoso “sem sal” – Além de agredir menos os fios, eles vão aumentar a durabilidade da sua progressiva.

Shampoos e condicionadores com a formula rica em proteínas – A proteína compõe grande parte da estrutura dos fios, o que é super importante repor após uma progressiva. Porque além de tratar e manter a progressiva, vai dar força aos fios e evitar a quebra.

 

REPOSIÇÃO DE PROTEÍNA

Eu falo muito aqui no blog sobre reposição de proteínas, por ser um fator muito importante para manter a saúde dos fios, claro, sem excessos.  Pode ser feitas de várias formas tanto com dicas caseiras tanto com cremes reconstrutores.  O ideal é fazer 1 a 2 vezes ao mês, principalmente se você tiver uma química como a progressiva ou usar com frequência as ferramentas de calor.

 

REPOSIÇÃO DE ÁGUA (HIDRATAÇÃO)

Quem manter o glamour, o brilho o balanço do cabelo… hidratação semanalmente. Não precisa gastar o seu dia todo, pode ser uma simples hidratação de 3 minutos no chuveiro.  Com o dia dia corrido as marcas tem investido muito em produtos de rápida ação. Então podemos combinar que não tem desculpas para não fazer uma simples hidratação semanal.

 

FINALIZADORES SEMPRE!

Não me canso de falar sobre os finalizadores no blog, leve-in, óleos reparadores, condicionadores sem enxague, protetores térmicos…. enfim eles salvam o seu cabelo, melhoram as pontas e principalmente protegem o cabelo contra os danos externos, não é maravilhoso?

Sei que a maioria não usa por achar ou ter testado algum que deixou o cabelo pesado/opaco, minha dica é testar texturas diferentes, por exemplo: existem leve-ins em creme, leitosos e até em forma de água, teste e ache um que funcione melhor no seu cabelo. Prometo que a longo prazo você não vai arrepender e vai dar adeus as pontas ressecadas.

 

TROQUE A FRONHA!

Use uma fronha de cetim ou seda para diminuir o atrito dos fios ao dormir,  além de reduzir a quebra dos fios, evita que o cabelo fique marcado.

 

NÃO DURMA COM O CABELO MOLHADO

Jamais durma com o cabelo molhado, além de criar fungos (aquelas pontinhas brancas nos fios) ajuda a quebrar o cabelo, e muda a estrutura deixando o cabelo amassado,  tudo de ruim! Perca um tempinho dando uma leve secada com o secador, seu cabelo vai agradecer.

 

TEMPO ADEQUANDO ENTRE OS RETOQUES

Observe como o seu cabelo se comporta a cada retoque e principalmente se ele diminuir a quantidade de fios entre ele, caso isso aconteça comece a pensar e uma segunda opção para modelar o cabelo.

Geralmente os retoques são feitos de acordo com o crescimento do cabelo, ok sem problemas, apenas respeite o limite do seu cabelo.

 

PONTOS POSITIVOS X NEGATIVOS DA PROGRESSIVA

POSITIVOS:

  • Praticidade – Acordar  e ter um cabelo mais alinhado e domado.
  • Brilho –  Por selar os cutículas dos fios, o cabelo ganha um brilho a mais.
  • Redução no volume – O Alisamento proporciona uma redução no volume pra quem não gosta de fios cheios.
  • Redução do frizz – Mais uma vez por selar os fios, reduz o frizz e deixa o acabamento mais bonito.

 

PONTOS NEGATIVOS:

  • Reduz a quantidade de fios – Não é em todos os casos, mas é super comum de quem faz progressiva por muito tempo, reclamar da redução dos fios.
  • Quebra os fios – Mais um vez não é em todos os casos, mais se juntar um cabelo já debilitado, falta de cuidado e uma progressiva… sim, o cabelo vai quebra/ressecar por mais forte que ele seja.
  • Pontas espigadas –  A combinação de um cabelo longo + anos de progressivas geralmente resultam em pontas espigadas, e nós sabemos que uma vez com pontas duplas apenas a tesoura resolve.  Ou seja se o desejo é o lindo cabelo longo e liso, cuidar religiosamente das pontas é indispensável.
  • Causa dependência –  Sim, a química em si causa uma certa dependência, a obrigação de estar sempre retocando a raiz e igualando as partes diferentes do cabelo é presente. E caso você queira mudar para o estilo natural vai demorar um bom tempo até o cabelo crescer e retirar toda a parte alisada.

 

LEAVE-IN COM EFEITO DE PROGRESSIVA!

Um leave-in com efeito de progressiva ou um progressiva no chuveiro temporária também pode ser a solução para um cabelo liso com menos danos.

Então gatíssimas, aproveitem as dicas para manter a sua progressiva e a saúde e beleza dos fios. Vale ressaltar que essas dicas também servem para o Botox, Seladores, Definitivas ou seja qualquer processo de alisamento dos fios seja ele temporário ou não.


Conte nos comentários a sua experiência com a progressiva, o que vocês acham é uma boa ideia ou é furada?


VITAMINAS QUE EU AMO E RECOMENDO!

Essa é uma das perguntas mais frequentes no blog, quais as melhores vitaminas, shampoos, suplementos e óleos para o cabelo que eu já testei. Bom, eu fiz uma lista abaixo de todas que me deram resultados positivos e recomendo de olhos fechados! Use o pesquisar para ver os antes e depois sempre com mecha descolorida!

Cada uma tem um destaque específico, mas para quem quer saber qual foi a melhor em termos de crescimento até hoje foi a minha ultima vitamina testada no cado o  PANTOGAR TURBINADO: (Pantogar+ Queratina + Luminus + Pill Food + Biotina + Nutricolin)possui uma fórmula extraordinária e sem dúvidas bem completa e Capsulas de Groselha Negra que me surpreendeu bastante!

  • PANTOGAR TURBINADO (BIOTINA+ LUMINUS + PILL FOOD + NUTRICOLIN – (AQUI)
  • PANTOGAR FORMULA ORIGINAL –  (AQUI)
  • PANTOGAR EXTRA FORTE - (AQUI)
  • GROSELHA NEGRA – (AQUI)
  • PILL FOOD EXTRA FORTE - (AQUI)
  • LUMINUS HAIR - (AQUI)

12 Comments
  1. Joelma 3 anos ago

    Bom dia! Adorei o post! Já estou com minha progressiva agendada e vou usar suas dicas para preparar meu cabelo para receber a química! Ah! Comprei o shampoo Stiproxal. Já estou no quarto dia seguido de lavagem e já senti melhoras. Aquela massinha está diminuindo mesmo e meu cabelo está muito brilhoso e macio! Estou adorando seu blog! Parabéns! Bjus

  2. Erika 3 anos ago

    Oi Fernanda, adorei o blog! Qual reparador de pontas você usa ou sugere? Meu cabelo anda detonado :(

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like