Quem sofre com a prisão de ventre, sabe como é ruim lidar com esse desconforto. A barriga fica estufada, recorrência de cólicas e gases, e automaticamente o uso de remédios que acabam agredindo o intestino e reduzindo a flora benéfica, causando vício.
Mas, existem alimentos ricos em fibras e água que podem estimular o funcionamento do intestino de forma natural e saudável, melhorando a saúde como todo.
Além de uma boa alimentação, beber bastante água e praticar atividades físicas são alguns dos hábitos que devem ser adotados por pessoas que querem melhorar o funcionamento do seu intestino.
O consumo de água é essencial, pois sem ela, as fezes ficam desidratados e presas, causando a constipação.
As atividades físicas ajudam e estimulam o funcionamento do organismo em geral.
E alimentação de forma correta é um dos fatores mais importantes, pois formam o bolo fecal e cooperam para sua eliminação.
Veja abaixo os principais laxantes naturais, que você pode inserir na sua alimentação e usufruir de vários benefícios além de um intestino saudável.
CHIA
– É considerada um super alimento e possui diversos benefícios para a saúde, que incluem bom trânsito intestinal, melhora do colesterol intestinal, diminuição da apetite e rica em fibras e vitaminas. Sua composição é em ômega 3, antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, que fazem dessa semente um complemento nutricional excelente e econômico.
LINHAÇA
– Ela é nutritiva, rica em ômega 3, de ligninas, que podem reduzir o risco de câncer e rica em fibras dietéticas. Ajuda a melhorar o colesterol e reduzir a pressão arterial. Além disso, contém proteína de alta qualidade e pode controlar o açúcar no sangue.
GERGELIM
– Ele é rico em fibras, dá sensação de saciedade e melhora o trânsito intestinal, entre outros benefícios. Possui fibras que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e reduzir níveis de colesterol no organismo.
FRUTAS VERMELHAS
– Possuem benefícios que vão desde o fortalecimento do organismo, prevenindo doenças, até aliviar os sintomas de menopausa. São ricas em vitaminas e se consumidas regularmente, melhora o funcionamento do intestino.
BERINJELA
– Afasta diabetes, ajuda emagrecer diminui o colesterol, aumenta a imunidade e melhora o funcionamento do intestino.
AMEIXA SECA
– Além de fazer o intestino funcionar regularmente, através de uma substância que ela chamada sorbitol, ela ajuda emagrecer, protege contra doenças cardiovasculares, ajuda a baixar o colesterol, controla a glicemia e melhora a saúde dos ossos. Além de prevenir o câncer.
AZEITE
– Possui propriedades anti-inflamatórias, previne doenças cardíacas, reduz o risco de diabetes, protege o cérebro, melhora os sintomas de artrite reumatóide, faz bem para os ossos, diminui o risco de depressão e previne a colite ulcerativa.
CAFÉ
– Além de ser delicioso, faz muito bem para saúde. É aliado contra doenças como câncer, Alzheimer, depressão stress e diabetes. Ajuda na digestão e até no rejuvenescimento das células do corpo.
AVEIA
– Mesmo sendo uma fonte de carboidrato, consumir aveia não contribui para o ganho de peso. Ela ajuda a diminuir a pressão arterial, reduz o colesterol ruim, controla o açúcar no sangue, melhora digestão, melhor a saúde cardíaca, dá energia e melhora o humor.
OLEAGINOSAS
– Graças ao alto teor de gordura é considerada uma das principais fontes de energia. São fontes de fibras, auxilia na obtenção de músculos, além de prevenir o envelhecimento precoce e auxiliar na perda de peso.
DAMASCO
– Rico em oxidantes. Ótima fonte de vitamina C e vitamina A, o damasco fornece 20% das necessidades diárias por porção. Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e evitar a oxidação do colesterol LDL.
FOLHAS VERDES
– Fornecem vitaminas C, K e do complexo B, minerais (cálcio, fósforo e potássio) e boas porções de fibras. O diferencial é o sulforafano, fitoquímico, que auxilia no controle do açúcar no sangue e, benefícios e coração, apresentação antioxidante é comprovadamente inimigo de tumores.
E aí? Gostou das informações?
Escreva abaixo nos comentários,
Grande abraço,