Home VITAMINAS Conheça os benefícios de cada vitamina do Complexo B

Conheça os benefícios de cada vitamina do Complexo B

por Douglas W. P.
Abacate e ovos são ricos em várias vitaminas do complexo B

O conjunto vitamínico do complexo B é composto por oito diferentes vitaminas. Cada uma delas possui particularidades importantíssimas na regulação da saúde de nosso organismo. Há muitos alimentos ricos nesses nutrientes. Veja quais os benefícios de cada uma e onde encontrar:

 

Tiamina (Vitamina B1)

A Vitamina B1 auxilia na remoção de dióxido de carbono dos compostos orgânicos. Ela atua trazendo benefícios diretos para o coração e para o sistema nervoso, sendo um nutriente naturalmente anti estressante. Ela pode ser encontrada no feijão, no amendoim e no espinafre.

 

 Riboflavina (Vitamina B2)

A Vitamina B2 é um antioxidante natural, ou seja, traz benefícios para a pele e ajuda a combater o envelhecimento precoce, reduzindo as rugas. Além disso, também pode prevenir o surgimento de problemas no coração. Ela é encontrada nas amêndoas, no leite, nos iogurtes, na soja e nos ovos.

 

Niacina (Vitamina B3)

A Niacina ajuda no processo de produzir energia para as células. Ela também auxilia na regulagem do sistema imunológico. Porém, o seu benefício mais conhecido é o considerável aumento do colesterol HDL, o tipo bom. Ela está presente nas carnes vermelhas e nos vegetais verdes.

 

Ácido Pantotênico (Vitamina B5)

A Vitamina B5 ajuda na produção dos hormônios sexuais. Ela também é capaz de reduzir os níveis de estresse e deixar a pele mais bonita. É encontrado em pequenas quantidades em quase todos os alimentos, mas os principais fornecedores do ácido pantotênico são o abacate, o iogurte e os legumes.

 

Piridoxina (Vitamina B6)

A Vitamina B6 é importantíssima na regulação de vários hormônios ligados ao humor e ao sono de qualidade. Por isso, sua ingestão é capaz de trazer uma melhor qualidade de vida. Ela é encontrada nas sementes de girassol, no frango, no salmão, no atum e no peru.

 

Biotina (Vitamina B7)

A Biotina é um dos nutrientes mais relacionados com a beleza, pois traz inúmeros benefícios para a pele, para o cabelo e para as unhas. Ela está presente na cevada, na carne de fígado, na gema de ovo e nas nozes.

 

Ácido Fólico (Vitamina B9)

O ácido fólico é uma das vitaminas mais conhecidas com complexo B, pois é muito usado em suplementos. Este nutriente é fundamental para as grávidas, pois ajuda a prevenir má formação no bebê. Além disso, tem propriedades antidepressivas e fortalece a memória. Os alimentos ricos em vitamina B9 são o salmão, a beterraba, os aspargos e o feijão.

 

Cobalamina (Vitamina B12)

A Vitamina B12 ajuda e potencializa o trabalho do ferro em nosso corpo, contribuindo no transporte de oxigênio. Além disso, ela também age no equilíbrio hormonal e na beleza da pele. Esta vitamina só é encontrada em alimentos de origem animal, principalmente nos mariscos, nos peixes e na carne bovina.

Advertisements

Related Posts

Deixar Comentário