Não podemos negar que os dias estão sendo difíceis. As notas de isolamento social e preocupações sobre as incertezas e mudanças que o mundo está vivendo afetam diretamente na nossa saúde mental.
Nesse momento é importante aprender a lidar com ansiedade, pois através dela surgem insônia, cansaço, irritabilidade, medo, angústia, ganho de peso, falta de concentração, palpitação, compulsão alimentar, dores físicas e outros impactos na saúde.
Organizar uma rotina nova e conseguir informações com responsabilidade, conversar virtualmente, fazer o que se gosta, se alimentar bem, praticar exercícios físicos, são algumas das dicas que podem ajudar a amenizar a ansiedade. Outra dica muito importante é procurar cultivar bons pensamentos, pois os maus podem ser uma grande causa da ansiedade.
Veja abaixo outras dicas que podem te ajudar a manter a calma:
É um momento delicado e estamos todos juntos nessa! Porque não saímos juntos também?
Primeiro, saiba que seu esforço salvará a vidas!
1 – Consuma informações de forma equilibrada
Estar informado é importante, porém evite o bombardeio de informações e tome muito cuidado com as notícias falsas. Determine o horário para abrir o site de notícia e as redes sociais, e para assistir os noticiários. Excesso de informação pode aumentar os níveis de stress e ansiedade. Filtre o que você consome!
2 – Estabeleça uma rotina
Crie horários para acordar, para o trabalho, exercícios, refeições, lazer e descanso.
A rotina é muito importante para o bom funcionamento do seu corpo e saúde.
3 – Faça terapia online ou meditação
Procure profissionais que estão oferecendo terapia por vídeo, principalmente se os seus níveis de stress e ansiedade estiverem muito altos. Meditar pode te ajudar a se acalmar, além de ser benéfica para o fortalecimento do seu sistema imunológico.
4 – Fale com a família e amigos
Ligações, mensagens e vídeos chamados podem amenizar a distância, distrair, trazer alegria e estreitar laços. Se mantenha conectado com as pessoas que você ama
5 – Se dedique a um hobby
Use o seu tempo de lazer para se dedicar ao que você gosta, como desenhar, escrever, ler ou aprender algo novo.
6 – Pratique exercícios físicos
Atividades físicas aumentam os níveis de serotonina e endorfina, responsáveis pela sensação de bem-estar, e diminui a ansiedade e estresse. Além de melhorar a qualidade do sono e concentração.
7 – Leia e assista filmes/séries
Acalme sua mente, mergulhando em outras realidades e histórias. Ao se sentir muito ansioso, assista um filme ou leia um livro. Se desconecte um pouco da realidade.
8 – Olhe para dentro de você
Foque em você e no que deseja, se auto avalie, trace planos para alcançar seus objetivos e metas. Seja grato!
9 – Respire fundo
Sempre que se sentir com medo excessivo, falta de ar, palpitação, tente se acalmar, vá para um lugar silencioso, respire fundo e se concentre na sua respiração. Faça isso quantas vezes forem necessárias e em pouco tempo você se sentirá melhor.
E aí? Gostou das dicas?
Escreva abaixo nos comentários,
Grande abraço,