CINTA MODELADORA – Afina a cintura? Funciona? Em quais momentos ela é adequada? Pode ser usada na academia? Essas e outras dúvidas esclarecidas no post,
CINTA MODELADORA
Por:Prof. Fabricio Fouraux
Pós-graduado em Anatomia Humana, Biomecânica e Medicina Desportiva.
Mestrado em Bioética e Direitos da Saúde.
CINTA MODELADORA NA ACADEMIA
Se não fosse trágico seria hilário. Como que em pleno 2016 com tanta tecnologia e informação as pessoas ainda continuam seguindo modinhas. Mais uma deturpação da realidade para ganhar o seu dinheiro fácil.
Não está entendo nada? Vou explicar:
Algumas malucas, estão aderindo a uma alternativa além de retrógrada e muito perigosa para conseguir uma cintura fina:com uso de cinta modeladora para malhar. O uso durante a prática de exercícios pode trazer riscos à saúde.
Desta forma o uso da Cinta ao realizar exercícios é no mínimo ridículo, pois a pessoa tem dificuldade de respirar com o diafragma, a base do nosso pulmão e músculo responsável por empurrar para baixo as vísceras que expandem o pulmão.
Por causa da compressão, pode haver até uma restrição respiratória gradual, levando a um possível desmaio.

CINTA MODELADORA POR VÁRIAS HORAS
Se usada dessa forma, o equilíbrio de forças entre lordose lombar, músculos transverso do abdome, responsáveis pela manutenção da pressão intra-abdominal (PIA) e a forma cilíndrica do tronco e a mobilidade do diafragma torácico, perdem a sua função natural, pois a cinta faz a compressão mecânica. Sendo assim a informação levada ao cérebro é que não se faz necessária tensão natural dessas musculaturas.
O que isso acarreta?
Desde problemas posturais, suscetibilidade a lesões na coluna como hérnias, compressões discas, ptose abdominal e problemas nas funções excretoras.
CINTA MODELADORA EM PÓS OPERATÓRIO, GRÁVIDAS, PLASTICAS…
A cinta modeladora é uma importante aliada no pós-operatório, como no caso das pacientes que acabaram de ganhar bebês e estão ainda com aquele abdômen um pouco aumentado depois da gestação e para os pacientes que, por algum motivo, tiveram de passaram por uma cirurgia plástica corporal. Mas são casos patológicos, fora eles não se faz necessário seu uso.
CINTA MODELADORA NO DIA DIA
Se seu objetivo é usar a cinta modeladora para perder barriga, comece pelas atividades físicas e uma boa alimentação. De nada adianta modelar e continuar com acumulo de gordura no local.
E apenas com atividades físicas e alimentação já vai perder vários centímetros. E se ainda sim quiser reduzir ainda mais com o uso da cinta consulte o seu médico sobre esse possibilidade. Afinal não vale a pena arriscar a sua saúde.
Esse post é um informativo para conscientizar sobre o uso da cinta modeladora em ambientes impróprios e também os ricos do seu uso em exagero. Quanto a técnica tight lacing, é um método antigo com riscos similares e que deve ser feito apenas com acompanhamento médico aliado ao fortalecimento da musculatura local.
Então vamos parar de seguir essas modinhas que só agridem a sua saúde, seja mais crítico, procure pessoas formadas para sua orientação adequada.