CANELEIRA NÃO É O MELHOR EXERCÍCIO PRA O GLÚTEO!

EXERCÍCIOS COM CANELEIRA? Devemos ser cautelosos em nossas afirmações, mas a verdade que para o desenvolvimento do glúteo, exercícios com caneleira seriam a pior escolha.




 

exercícios-com-caneleira

CANELEIRA NÃO É O MELHOR EXERCÍCIO PRA O GLÚTEO!

Prof Fabricio Fouraux

Pós-graduado em Anatomia, Biomecânica e Medicina Esportiva. Mestrado em Bioética e Direitos da Saúde.

DEVEMOS SER CAUTELOSOS EM NOSSAS AFIRMAÇÕES. Mas é verdade que para glúteos, exercícios com caneleira seriam de longe a melhor escolha para trabalhar esse grupo muscular.

Comprovado por estudos científicos e gerando muita polêmica, o exercício com caneleira gera a discussão. Depois da minha Pós-graduação em Biomecânica já venho divulgando este conceito e a Mais Saúde Fitness foi pautada nesse conhecimento, principalmente porque aplicamos a ciência no treinamento e não o conhecimento empírico.

Exerciciocom-caneleira-para-gluteoEXERCÍCIOS 4 APOIOS COM CANELEIRA NÃO FUNCIONA?

INFELIZMENTE na Educação Física atribuía-se que um músculo era trabalhado em um exercício com caneleira, apenas pela observação do movimento, planos e eixos segundo sua inserção proximal e distal.  Com as tecnologias que permitem verificar a ativação elétrica (EMG) eletromiografia demonstra cientificamente que alguns exercícios ativam músculos diferentes da observação e da sensação.



Tudo indicava que no movimento de extensão do quadril (quatro apoios) o glúteo trabalhava muito. A experiência do praticante também levava a conclusão, pois a fadiga era uma grande comprovação, assim como a dor tardia. Mas ocorre que em ciência precisamos provar e estudos de EMG mostram que o recrutamento das fibras do glúteo nesse movimento é bem pequeno, cerca de 30%.

ARRÁ, mas espere passar este tipo de exercício não é errado, simplesmente é pouco eficiente. Se o profissional prescreve este tipo de exercício na musculação, na pior das hipóteses está desatualizado ou passa a ser uma repetição do que ele vem vivenciando culturalmente mesmo que não tenha ciência.

exercícios-com-caneleira

Quem nunca prescreveu na MUSCULAÇÃO este exercício? O mundo faz exercício para glúteos em quatro apoios, imagine mudar o conceito? Quebrar o paradigma da caneleira?INFELIZMENTE gera muita discussão, outros profissionais te olham atravessado, muito se fala e pouco se faz.

SEJA SINCERO, VOCÊ ACREDITARIA NA MINORIA DE PROFISSIONAIS QUEBRANDO OS PARADIGMAS?

A resposta seria um provável NÃO. Mas lembre-se “Toda unanimidade é burra”(Nelson Rodrigues).

Tudo se resume a uma questão física aplicada ao corpo humano, para ter resultados expressivos devemos procurar acompanhamento profissional, realizar uma alimentação adequada para suas atividades, descanso e dedicação.

Lembrando que deve-se fazer uma avaliação e cabe ao profissional a prescrição de suas atividades.

Comentem aqui abaixo suas experiencias e suas dúvidas! Visite: Mais Saúde Fitness

Avalie este post! 😀
Fabricio Foraux

Colaborador

Prof. Fabricio Fouraux Pós-graduado em Anatomia Humana, Biomecânica e Medicina Desportiva. Mestrado em Bioética e Direitos da Saúde.

2 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.