Home SAÚDE CÁLCULO RENAL – ASSUNTO SÉRIO

CÁLCULO RENAL – ASSUNTO SÉRIO

por Mariana Coimbra

Os rins funcionam como dois grandes filtros do sangue no nosso corpo. Eles têm a capacidade de reter cálcio, oxalato, ácido úrico, entre outros elementos. Porém, quando há uma grande quantidade desses elementos e pouco líquido para dissolvê-los é que surgem as famosas e temidas “pedras nos rins” ou “cálculo renal”. São cristais que podem se formar em qualquer parte do sistema urinário, variando bastante de tamanho.

Considerada a doença mais comum do sistema urinário, as pedras nos rins afetam cerca de 12% da população mundial, nos últimos anos tem-se observado um aumento de sua prevalência. Especialmente em adultos com idade entre 20 e 49 anos, embora possam também se manifestar na infância

Em poucos casos, a pessoa pode ser assintomática ou sentir apenas um incômodo enquanto os cálculos passam pelos ureteres. No entanto, na grande maioria dos casos, o paciente pode sentir uma forte cólica renal, que começa na região lombar e passa para outras áreas, como a frente do abdômen.

Ao sentir qualquer sintoma é importante procurar atendimento médico, para diagnosticar qual o tipo de cálculo renal, realizar os exames necessários e iniciar o tratamento adequado. Durante as crises, a dor é extremamente forte e normalmente é indicado pelo médico o uso de anti-inflamatórios e analgésicos. Em alguns casos, o tratamento pode ser feito em casa, sem necessidade de internação e as pedras são expelidas pela urina.

As causas do cálculo renal podem estar ligadas a predisposição genética e podem se agravar devido a algumas doenças, podem estar relacionadas também à infecção urinária, desidratação crônica, maus hábitos alimentares e a alguns medicamentos, como diuréticos e corticoides. A melhor forma de prevenir o cálculo renal é investir em uma boa alimentação e beber água regularmente, de dois a três litros por dia.

SINTOMAS

– Forte cólica na região lombar que se espalha para as outras áreas.

– Diminuição ou até mesmo a suspensão do fluxo urinário.

– Sangue a urina,

– Vômitos e febre

– Dor no baixo ventre,

– Infecções urinárias

– Vontade de urinar toda hora,

– Além dos sintomas clínicos, é possível diagnosticar pedras nos rins através de exames específicos, como raios X, ultrassom e urologia

– A infecção das vias urinárias, provocando febre, urina mal cheirosa e presença de pus no exame de urina, pode surgir em associação ao cálculo renal, entretanto, é mais provável em pessoas que iniciaram algum tratamento em que houve manipulação ou cirurgia do trato urinário. 

TRATAMENTO

– Ao sentir qualquer sintoma importante procurar atendimento médico, para diagnosticar qual o tipo de cálculo renal, realizar os exames necessários e iniciar o tratamento adequado.

COMO PREVENIR O CÁLCULO RENAL?

– Ter uma boa alimentação e beber água regularmente.

– Reduzir a quantidade de sal e temperos artificiais nos alimentos.

– Diminuir ou evitar o consumo de alimentos ricos em oxalato, como por exemplo, o chocolate, o espinafre, amendoim, nozes e farelo de trigo.

– Evitar alimentos industrializados, com alto teor de frutose e glicose de milho, como refrigerantes e salgadinhos

– Ingerir sucos de frutas cítricas como limão e laranja, pois eles ajudam a neutralizar os ácidos derivados da proteína animal

– Manter os níveis de cálcio no sangue estáveis e ter cuidado com suplementos.

RECOMENDAÇÕES:

– Ao perceber a possibilidade de estar eliminando um cálculo, utilizar um filtro de papel para recolhê-lo. A análise de sua composição pode orientar o médico na escolha do tratamento mais adequado;
– Usar apenas medicamentos contra dor prescritos pelo médico;
– Procurar atendimento médico, especialmente se tiver dores intensas nas costas ou no abdômen e sinais de sangue na urina.

E aí? Gostou das informações?

Escreva abaixo nos comentários,

Advertisements

Grande abraço,

 

VITAMINAS QUE EU AMO E RECOMENDO!

Essa é uma das perguntas mais frequentes no blog, quais as melhores vitaminas, shampoos, suplementos e óleos para o cabelo que eu já testei. Bom, eu fiz uma lista abaixo de todas que me deram resultados positivos e recomendo de olhos fechados! Use o pesquisar para ver os antes e depois sempre com mecha descolorida!

Cada uma tem um destaque específico, mas para quem quer saber qual foi a melhor em termos de crescimento até hoje foi a minha ultima vitamina testada no cado o  PANTOGAR TURBINADO: (Pantogar+ Queratina + Luminus + Pill Food + Biotina + Nutricolin) , possui uma fórmula extraordinária e sem dúvidas bem completa e Cápsulas de Groselha Negra que me surpreendeu bastante!

  • PANTOGAR + GROSELHA NEGRA - (AQUI)
  • BIOSIL –  (AQUI)
  • GROSELHA NEGRA – (AQUI)
  • SHAMPOO DERCOS - (AQUI)
  • CYSTEAMINE PARA MELASMA - (AQUI)

  • Cupom "FERNANDABELEZA" 10% + Frete grátis

Related Posts

Deixar Comentário