Início » CABELO » Cabelos lisos: mitos e verdades da escova progressiva sem formol!

Cabelos lisos: mitos e verdades da escova progressiva sem formol!

por Douglas W. P.

O cabelo liso e sem frizz ainda é o sonho de muitas mulheres. Para isso, elas recorrem à escova progressiva, uma técnica polêmica de alisamento. 

A progressiva é mal vista porque muito se sabe sobre os malefícios do uso do formol, componente ao qual a progressiva é fortemente associada devido ao uso desse químico por tantos anos. 

Mas, e se a técnica poder ser aplica sem esse componente tão agressivo aos fios? Existe mesmo progressiva sem formol? Veja os mitos e verdades:

 

Não existe escova progressiva sem formol > MITO

Hoje em dia já existem escovas progressivas sem formol na composição. Mesmo que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) libere produtos que possuam 0,2% do químico na composição, existem opções sem a substâncias. 

Para isso, sempre confira o rótulo e fuja dos nomes: formaldeído e poliformol. Para maior segurança, converse com um cabeleireiro da sua confiança. E lembre-se, o produto não deve soltar a famosa fumacinha quando aplicado.

 

Escova progressiva sem formol deixa o liso mais natural > VERDADE

Essa escova age de forma menos agressiva no cabelo, logo, dependendo do seu tipo de fio você não conseguirá alcançar o efeito chapado. Isso pode ser positivo ou negativo, varia de gosto para gosto. Porém, hoje em dia as mulheres buscam um liso cada vez mais natural, algo que a escova progressiva sem formol oferece.

 

Escova progressiva sem formol provoca queda de cabelo > MITO

Por não ter formol na composição, essa técnica não provoca danos ao couro cabeludo e nem provoca queda de cabelo. Ela também não faz mal à saúde e ainda traz mais brilho aos fios. 

 

Escova progressiva sem formol pode ressecar os fios > VERDADE

Para evitar que os fios fiquem ressecados, faça hidratação com mais frequência. Você pode fazer uma hidratação caseira semanalmente ou a cada 15 dias para garantir fios saudáveis e brilhosos por mais tempo, além de evitar que fiquem quebradiços. O uso correto da temperatura da chapinha (200 graus Celsius) também previne que os fios fiquem ressecados. 

 

Posso fazer escova progressiva sem formol em casa > MITO

Por mais que não haja formol na composição, existem outros componentes químicos que devem ser manipulados apenas por profissionais. Você pode comprar o produto indicado pelo seu cabeleireiro pela internet, mas sempre procure um salão de beleza sério e de confiança para aplicar a técnica. Se você deseja fazer algum procedimento em casa, opte pela escova progressiva caseira. 

A escova progressiva sem formol deve ser aplicada por profissional habilitado / Autor: Freepik / Fonte: Freepik.com

 

Precisa de alguns cuidados para preservar o efeito da escova progressiva sem formol > VERDADE

Evite shampoo antirresíduo, esfoliação no couro cabeludo ou detox. Não utilize produtos que não combinem com a técnica. Após aplicar a progressiva sem formol, sempre converse com seu cabeleireiro antes de realizar qualquer outro procedimento. Alguns podem retirar o resíduo, diminuindo o tempo do seu efeito. 

 

Grávidas podem usar escova progressiva sem formol > MITO

Embora não possua formol, é comum que existam outros componentes químicos que podem afetar a saúde do bebê. Antes de aplicar qualquer produto nos cabelos é importante conversar com seu médico. De preferência mostre o rótulo do produto para que ele possa conferir. 

 

Conclusão

A escova progressiva é uma técnica de alisamento menos agressiva aos fios. Porém, deve ser feita sempre por profissionais. Alguns cuidados são necessários após a aplicação.  Com os devidos cuidados, você pode ter seu cabelo liso e sem frizz sem danificar seu cabelo.

 

Related Posts

Deixar Comentário