CUIDADOS COM O CABELO PRETO! BRILHO E FORÇA!

By

CUIDADOS COM O CABELO PRETO – MEU CABELO!–  O cabelo preto ressalta os olhos e a pele, PONTOS POSITIVOS no geral são fáceis de cuidar e dar brilho. PONTOS NEGATIVOS – Fáceis de se queimar com o sol, geralmente tem o maior numero de pontas duplas. Fios brancos são mais aparentes.

 

 

CUIDADOS COM O CABELO PRETO

 CUIDADOS COM O CABELO PRETO

 

O cabelos preto, quando não são bem cuidados, acabam ficando com uma aparência de desleixo, pois desbota facilmente, puxando para o avermelhado ou alaranjado, além de ficar sem brilho, sem maciez, com aspecto espigado e ressecado, principalmente nas pontas.

Isso vale tanto para cabelos tingidos de preto como para os naturalmente escuros.

Veja Mais:  10 – Hábitos que prejudicam cabelos pretos e escuros

 

Mesmo que o cabelo preto passam uma imagem de cabelo mais saudável não quer dizer que ele não precisa dos cuidados básicos:

  • Hidratação
  • Nutrição
  • Reconstrução
  • Cauterização
  • Umectação

 

Após a lavagem use o leave-in que vai ajudar a proteger o seu cabelo das agressões do dia-a-dia e do calor do secador ou prancha alisadora, caso seja adepta de tais métodos de alisamento. Além disso use nas pontas um reparador de pontas para que elas não fiquem ressecadas ou não apresentem as temidas pontas duplas.

É claro que uma hidratação é a principal medida para ter cabelo preto bonito. Hidrate os cabelos toda semana, nunca passe o creme na raiz do cabelo, pois você pode deixar os folículos entupidos e provocar queda, caspa e oleosidade excessiva.

 

CABELO PRETO LONGO

 

RECEITA PARA DAR BRILHO AO CABELO PRETO

MASCARA DE OVO

Os ovos são um dos melhores ingredientes para fornecer nutrição e brilho ao seu cabelo. Eles são uma boa fonte de proteínas, ácidos graxos e lecitina, que ajudam a reparar os cabelos danificados.

Para fazer, misture uma clara de ovo e uma colher de sopa de azeite de oliva extra virgem e outra de mel. Depois, mexa até obter uma pasta lisa. Aplique a mistura no cabelo úmido. Cubra a cabeça com uma touca de banho por cerca de 30 minutos. Em seguida, lave o cabelo com um shampoo neutro e água fria.

Eu amo essa receita faço todos os meses! Veja mais receitas usando ovos (AQUI)

MEU CABELO PRETO LONGO

Na verdade meu cabelo não chega a ser um preto, tá mais para castanho escuro, mais segue a mesma linha de cuidados.

Atualmente meus principais problemas com o cabelo são:

  • Frizz
  • Pontas Duplas
  • Fios de tamanhos desiguais (por causa da queda)
  • Parte frontal mais rala
  • Parte superior menor que o restante do cabelo
  • Cabelo misto (oleoso na raiz, seco nas pontas)

Todos esses pontos eu espero corrigir o quanto antes com o CRONOGRAMA CAPILAR que eu estou montando específico para todos esses pontos negativos.  Essa sem dúvidas é a melhor forma de montar o seu cronograma.

 

CABELO-PRETO-LONGO-CORTE

MEU ULTIMO CORTE

Antes e depois não apenas do corte, mais como podem notar pelas fotos a diferença na textura, espessura dos fios e hidratação.

Aproveitei o crescimento de abril até junho para cortar 3 dedos no meu cabelo, mantendo mais ou menos o mesmo tamanho, deu uma super diferença nas pontas sem dúvidas mais peso.

 

cabelos-longos-fotos-BLOG

 

10 DICAS PARA MANTER O CABELO PRETO BONITO

cabelo-longo-fernanda-caroline-blog2-e

1- Lavar os cabelos todos os dias, prejudica os fios?

Não. Não há problema algum em lavar os cabelos todos os dias. Eu sempre lavei o mínimo possível, mas agora o meu dermatologista mandou lavar todos os dias, para encher o cabelo (ficar com mais fios), segundo ele lavando todos os dias vou atingir esse resultado.

 

 

 2- Prender o cabelo molhado faz mal?

Sim, não se deve manter os cabelos presos durante muito tempo enquanto estão molhados, porque impede a ventilação e deixa os fios sensibilizados, propensos à quebra. Também não é bom prender os fios mesmo estando secos, o atrito e o fato de repuxar algumas partes podem ocasionar quedas, quebras e cabelos ralos principalmente na parte central.  Rabos de cavalos apertados são os que mais danificam os fios de deixam a parte centrar rala e fraca.

Se você observar pessoas com fios inteiros raramente prendem o cabelo ou nunca prendem.

 

 

3- Pode-se substituir o condicionador pela máscara?

Sim, e melhor ainda se for uma máscara com pH baixo e sem óleo mineral/parafina líquida.  Mas o importando é a aplicação e a quantidade certa, lembre-se menos e sempre melhor. O tamanho de uma moeda de 1 real é suficiente se o seu cabelo for bem longo 2 moedas. Faça o teste! e vai ver que quanto menos produto usar, mais bonito, brilhoso e leve o cabelo fica.

 

 

4- Pode-se usar shampoo anti-resíduos com frequência?

Não, o shampoo anti-resíduos tem um pH alcalino, e serve para fazer uma limpeza profunda nos fios, e retirar resíduos de cosméticos ou mesmo o excesso de mineral contido na água. Se usado frequentemente pode ressecar muito.  Eu considero uma vez no mês a frequência ideal, também é bom aproveitar e fazer uma hidratação nos fios ou mesmo uma reconstrução.

 

 

5- Dormir com o cabelo molhado faz mal?

Sim, Para os fios causa quebra, pelo simples atrito com o travesseiro ao dormir, também pode causar problemas no couro cabeludo, como fungos. Outra dica para diminuir o atrito dos fios ao dormir e trocar a fronha do travesseiro por uma que deslize, como cetim ou seda,  isso reduz bastante a quebra dos fios ao dormir

 

 

6- Quem tem cabelo oleoso pode fazer umectação capilar?

Sim, pois existem óleos vegetais apropriados para todos os tipos de cabelo, como qualquer outro produto não pode haver excessos, 1 a 2 vezes na semana já é o ideal. Oi óleos 100% naturais, possuem em suas formulas propriedades extremamente hidratantes, que server para  manter a água nos fios e rete-las sem prejudicar os fios.

Os óleos 100% naturais são ricos em aminoácidos, proteínas e vitaminas essenciais para o cabelo. Além de ser facilmente absorvidos pelos fios.

 

 

7- Posso usar óleos 100% naturais na raiz?

Sim, alguns possuem propriedades que tratam e nutrem o couro cabeludo.  Eu FERNANDA, particularmente não gosto de usar na raiz, prefiro tratar a raiz de dentro pra fora. PORQUE??? passando óleos na raiz eu vou ter que remover com mais de uma passada de shampoo para que não fique resíduos que entupam o folículo piloso,  o que pra mim não é interessante pois esse shampoo vai escorrer pelas pontas e deixa-las secas novamente. Para quem tem os cabelos longos é muito mais importante cuidar das pontas para manter o cabelo bonito e saudável.

Eu como já disse em outros posts sou totalmente contra passar o shampoo mais de uma vez, porque com o tempo o cabelo fica cada vez mais sujo e oleoso.

 

8- Colocar anticoncepcional no shampoo ajuda o cabelo a crescer?

  •  Não. E ainda corre o risco de alterar a composição do shampoo, danificando o mesmo. Meninas o couro cabeludo não absorve facilmente as vitaminas, no geral ele absorve apenas superficialmente e somente para manter a sua saúde.

Dê uma olhada nos post abaixo acho que vão gostar.

 

9- Lavar os cabelos com água muito quente prejudica os fios?

Sim, porque a água quente abre as cutículas, e assim os fios refletem menos a luz, tornando o cabelo mais opaco. e principalmente para quem tem cabelos oleosos, porque a água quente estimula a oleosidade do couro cabeludo.

 

 

10- Aparar as pontas fortalecem os fios?

Não. O fortalecimento dos fios vem da raiz, das vitaminas e minerais ingeridos, ou depositados através do couro cabeludo. Ou seja, a alimentação é a principal doadora de saúde aos cabelos. Cortar as pontas apenas melhora o aspecto do cabelo a aparência e também sela as pontas. Mas não interfere no crescimento dos fios.

 

 

Estou super animada para começar o meu cronograma capilar e não tenho dúvidas que vou acelerar umas 10x o processo de melhora dos fios. Se você se identifica com os mesmo problemas capilares que os meus fiquem ligadinhas porque já vai sair o post o CC Fernanda. Vai ter de tudo um pouco, vitaminas, receitas caseiras, umectação e claro muitos ANTES E DEPOIS que nos amamos!


Beijos e contem aqui pra mim quais os principais problemas do seu cabelo! Assim posso ir montando vários cronogramas aqui no blog e poder indicar o melhor pra vocês!


VITAMINAS QUE EU AMO E RECOMENDO!

Essa é uma das perguntas mais frequentes no blog, quais as melhores vitaminas, shampoos, suplementos e óleos para o cabelo que eu já testei. Bom, eu fiz uma lista abaixo de todas que me deram resultados positivos e recomendo de olhos fechados! Use o pesquisar para ver os antes e depois sempre com mecha descolorida!

Cada uma tem um destaque específico, mas para quem quer saber qual foi a melhor em termos de crescimento até hoje foi a minha ultima vitamina testada no cado o  PANTOGAR TURBINADO: (Pantogar+ Queratina + Luminus + Pill Food + Biotina + Nutricolin)possui uma fórmula extraordinária e sem dúvidas bem completa e Capsulas de Groselha Negra que me surpreendeu bastante!

  • PANTOGAR TURBINADO (BIOTINA+ LUMINUS + PILL FOOD + NUTRICOLIN – (AQUI)
  • PANTOGAR FORMULA ORIGINAL –  (AQUI)
  • PANTOGAR EXTRA FORTE - (AQUI)
  • GROSELHA NEGRA – (AQUI)
  • PILL FOOD EXTRA FORTE - (AQUI)
  • LUMINUS HAIR - (AQUI)

10 Comments
  1. Tamires 3 anos ago

    Hey , Fernanda eu fiz 3 aplicações do Rena , que seria um alisante e uma tintura , só que eu fiz apenas 3 aplicações e você só começa a ver a diferença aparti da 4 aplicação e agora eu resolvi não continuar usando , por medo de queda e muitos outros fatores , agora não sei se posso ou não tingir ele , descolorir ou algo do tipo , dicas?

  2. Oi Tamires, o rena não é compatível com muitas coisas, o ideal é ver a composição pra saber certinho o que você pode passar sem danificar ou se tem que esperar sair completamente.

    Beijos

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like