CABELO POROSO? SAIBA IDENTIFICAR E CORRIGIR!

By

CABELO POROSO? SAIBA IDENTIFICAR E CORRIGIR! – Na busca louca e necessária pelo cabelo dos sonhos, passamos de simples para tratamentos elaborados, de hidratações a cada 15 dias para cronogramas capilares, alimentação direcionada, tratamentos a base de óleos, sucos, chás…. tudo que a informação nos proporciona! Não paramos por ai, estamos cada vez mais técnicas! Descobrindo formas de identificar o nosso cabelo  e saber exatamente o que ele pede e precisa no momento.

  • Quais os tipos de cabelo poroso?
  • Como evitar e tratar a porosidade do cabelo?
  • Teste para identificar o nível de porosidade do seu cabelo.

 

CABELO POROSO O QUE FAZER?

CABELO POROSO FERNANDA CAROLINE

A porosidade nada mais é do que a capacidade do cabelo absorver água e outros produtos químicos nos fios. Manter o equilíbrio é a palavra chave quando se trata de porosidade dos fios, isso com certeza vai fazer toda diferença na reação do seu cabelo aos tratamentos e químicas.

BAIXA POROSIDADE:

Neste caso a cutícula é bem fechada, o que impede que cremes e óleos consigam penetrar nas madeixas com facilidade. Este tipo de cabelo é mais difícil de secar e não possui muita elasticidade, o que é bom.

Mesmo assim devemos insistir no uso de nutrientes ou lubrificantes como os óleos de coco, jojoba e aloe vera. Evite usar produtos que contenham proteínas, que podem deixar os cabelos mais duros e difíceis de manusear.

MÉDIA:

Este é o nível ideal para a saúde dos cabelos. Os fios de porosidade normal ou média permitem a entrada de dos nutrientes de maneira equilibrada. A poroiídade média é sinal de saúde dos fios. As cutículas estão acopladas e fazem seu papel de proteger os fios, deixando passar uma quantidade suficientes de água e nutrientes.

ALTA:

Os fios com alta porosidade são  os cacheados, crespos, brancos, multiprocessados, descoloridos ou tingidos com frequência. A química, chapinha e secador geralmente são os grandes culpados. Nesses fios, as cutículas estão mais frouxas, “abertas”, quebradiças, desgastadas. Não raro os fios podem perdem essa camada completamente. Por esse motivo eles ficam mais opacos e embaraçam com facilidade. O frizz também é mais comum, porque o fio está mais exposto e absorve água em maior quantidade.

Para que os cabelos se mantenham com aspecto saudável, é necessário fazer uma reconstrução capilar utilizando produtos que possam restaurar a fribra interna dos fios.

 

COMO IDENTIFICAR O CABELO POROSO!

CABELO POROSO- NÍVEIS DE POROSIDADE

O cabelo poroso geralmente definido como um destes tipos:

  • BAIXA POROSIDADE: Não absorve facilmente produtos químicos ou água (hidratação). Isso porque as cutículas do cabelo são bem fechadas e juntas.
  • POROSIDADE NORMAL:  Absorve bem produtos químicos e absorve facilmente água (hidratação) – Não tem pontos negativos
  • ALTA POROSIDADE: De longe é o pior, as cutículas do cabelos são levantadas ou danificadas, esse tipo de cabelo absorve muita água mais perde em velocidade maior, geralmente tem muito frizz é quebradiço e tem a aparência ressecada.  O tipo mais comuns entre a mulherada.

Agora sabendo os níveis de porosidade saiba como identificar o seu cabelo. É muito importante conhecer melhor o seu cabelo, assim você vai saber mais sobre como mante-lo saudável, escolher os melhores produtos e recuperar os fios desejados.

 

TESTE SIMPLES – NÍVEL DE POROSIDADE

Com o cabelo limpo (lavado no dia) porem seco.  Separe alguns fios e mergulhe em um copo de água filtrada. Aguarde por 10 minutos e observe:

  • Se os fios flutuarem significa que a porosidade é baixa – Cutículas fechadas
  • Se o fio ficar metade flutuando e metade no meio do copo, porosidade normal – Cutículas saudáveis
  • Se o fio afundar, significa que o seu cabelo está com a porosidade alta – Cutículas abertas, cabelo seco, quebradiço e com frizz

COMO CORRIGIR O CABELO POROSO

CABELO POROSO ANTES E DEPOIS

 

CABELOS COM BAIXA E MÉDIA POROSIDADE:

Se o seu cabelo tem baixa porosidade ou média, não precisa se preocupar basta apenas continuar com sua rotina capilar mantendo pelo menos 1 hidratação por semana com uma mascara mais leve e 1 por mês com um creme de reconstrução de preferencia profissional. Outra dica é repor as proteínas usando o OVO já falei sobre isso aqui no blog, faço e super recomendo.

NÃO abuse dos cremes reconstrutores o seu cabelo precisa apenas de umidade (reposição de água),

 

CABELOS COM ALTA POROSIDADE:

A alta porosidade é causada muitas vezes por uso continuo de ferramentas de calor, abuso de químicas, descolorações etc…

O que o seu cabelo precisa? reposição de massa e cutículas seladas.  Para repor a massa perdida (PROTEÍNA) cremes reconstrutores, tratamentos caseiros com ovos, alimentação rica em proteína.

Para selar as cutículas, (ACABAMENTO, FINALIZAÇÃO) se você quer resolver a porosidade do seu cabelo além de dar atenção as proteínas você vai precisar caprichar na finalização, um leve-in é de extrema importância,  prefira os que já possuem proteção térmica.  Outra dica é finalizar suas hidratações com vinagre na ultima lavagem, isso vai ajudar a selar ainda mais as cutículas do seu cabelo.

Seguindo esses dois passos o seu cabelo vai normalizando, é importante não descuidar e manter os cuidados regularmente.

 

LEIA O RÓTULO, PROCURE PRODUTOS IDEAIS:

Prefira –  produtos com AMINOÁCIDOS, PROTEÍNAS, VITAMINAS

Evite –  de sulfatos, óleo mineral, petróleo, e Parabenos.

 

DICAS PARA TRATAR E RECUPERAR CABELOS POROSOS 

 

DICAS PARA TRATAR E RECUPERAR CABELOS POROSOS

  • Queratina  – Ideal para repor massa perdida, devolver textura e estrutura para os fios já que eles são formados por 80% de queratina. Invista em produtos com aminoácidos, proteínas, arginina, cistina e outros reconstrutores.

 

  • Cronograma capilar e produtos – Não basta uma só mascara de hidratação para tratar a porosidade, e nem só de queratina o cabelo precisa, é essencial, mas não é o único motivo pelo qual o cabelo vai se manter saudável. Ativos como Panthenol, Ceramidas, Cera de Candelilla, Manteiga de Karité e até óleo de argan promovem inúmeros benefícios ao fio que vão desde “corpo” a caimento do fio. São indispensáveis esses ativos, seja na lavagem ou mesmo no creme de pentear.

 

  • Pontas e manteigas – A pior parte da porosidade esta nas pontas, que já fina por químicas, ou perda de massa por vários fatores, fica “voando” sem caimento, mesmo usando produtos específicos a ponta que já esta com pontas duplas quando poroso, para evitar que as pontas duplas surjam invista em manteigas vegetais e óleos reparadores. Agora as que já estão duplas apenas cortando para sair.

 

  • Temperatura – Nada de temperatura num cabelo poroso! Se quiser que a porosidade vá embora do fio, esqueça até o secador, chapinha e banhos quentes, eles vão ressecar mais ainda o fio, e como o cabelo poroso já esta sem estrutura com o secador vai ficar ainda mais danificada. Veja mais: Dicas pra recuperar o cabelo danificado pelo calor

 

  • Finalizador de qualidade. A maior dificuldade no cabelo poroso esta no frizz que ele aparentemente deixa, uma vez que o cabelo não tem peso e nem estrutura interna, parece o tempo todo arrepiado. Não vale qualquer finalizador para esse cabelo e sim um BOM produto, que trate, modele, dê peso na medida certa e não deixe o fio ensebado. Veja mais: Dicas de finalizadores

 

 

CRONOGRAMA CAPILAR PARA CABELOS POROSOS


 SELAGEM DE MAÇA PARA EQUILIBRAR E TRATAR CABELOS POROSOS

Beijos Gatinhas, uma ótima semana!


VITAMINAS QUE EU AMO E RECOMENDO!

Essa é uma das perguntas mais frequentes no blog, quais as melhores vitaminas, shampoos, suplementos e óleos para o cabelo que eu já testei. Bom, eu fiz uma lista abaixo de todas que me deram resultados positivos e recomendo de olhos fechados! Use o pesquisar para ver os antes e depois sempre com mecha descolorida!

Cada uma tem um destaque específico, mas para quem quer saber qual foi a melhor em termos de crescimento até hoje foi a minha ultima vitamina testada no cado o  PANTOGAR TURBINADO: (Pantogar+ Queratina + Luminus + Pill Food + Biotina + Nutricolin)possui uma fórmula extraordinária e sem dúvidas bem completa e Capsulas de Groselha Negra que me surpreendeu bastante!

  • PANTOGAR TURBINADO (BIOTINA+ LUMINUS + PILL FOOD + NUTRICOLIN – (AQUI)
  • PANTOGAR FORMULA ORIGINAL –  (AQUI)
  • PANTOGAR EXTRA FORTE - (AQUI)
  • GROSELHA NEGRA – (AQUI)
  • PILL FOOD EXTRA FORTE - (AQUI)
  • LUMINUS HAIR - (AQUI)
26 Comments
  1. marina 3 anos ago

    Oi. Fe , td bem ? Eu queria te fazer uma pergunta sobre i cresce pelo.
    Como vc disse post anterior, para o cabelo crecer é necessário usa só o shampoo e o gotero. Mas se eu usar so o gotero o cabelo crece , pq eu uso um shampoo da bio extratus que ajuda no crescimento saudável do cabelo.. Se eu usa só gotero o cabelo crece?
    Obrigada

  2. Camila 3 anos ago

    Oi Fernanda, tudo bem? Adorei o seu blog, sempre com ótimas dicas e bem explicadinho! Parabéns pelo ótimo trabalho!
    Principalmente essa dica de porosidade, você foi direto ao ponto rs eu estava com essa dúvida. Eu acho que meu cabelo tem porosidade baixa, ainda não fiz o teste, porque eu faço cronograma ñ tem nem um mês ainda, e ele fica macio ao toque e muito brilhante quando faço hidratação, só que parece que não tem peso sabe, se eu pegar uma mexa e abrir, os fios ficam parados, não desce de novo assentando. Fica até um pouco armado. Aí passo um ativador de cachos, porque ele é ondulado, e resolve. Você acha que devo dar mais ênfase na hidratação? Obrigada! Bj linda fica com Deus!

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like