BENEFÍCIOS DAS OLEAGINOSAS CABELO, UNHAS E PELE

Continuando a série alimentação como tratamento para o cabelo, não podemos deixar de lado os BENEFÍCIOS DAS OLEAGINOSAS CABELOS , que são as sementes da beleza.  Tanto o cabelo, pele e unhas para deixa-los sempre bonitos, fortes e brilhantes,  eles vão precisar de todos os nutrientes e vitaminas necessários.
Você precisa se cuidar e esse cuidado deve ser de dentro para fora. Uma pele sedosa, um cabelo forte e unhas bonitas são prêmios merecidos das pessoas que se cuidam.




 

BENEFÍCIOS DAS OLEAGINOSAS CABELO

Os benefícios das oleaginosas são importantes para a estética da pele, cabelos e unha  (selênio, vitamina E) e para o retardamento do processo de envelhecimento geral do organismo.

Cabelos bem alimentados resistem melhor às agressões externas, apresentam brilho e maleabilidade e crescem mais rapidamente. Quando existe algum desequilíbrio orgânico ou doença (anemia, hipotireoidismo, desnutrição), os fios perdem a força, se tornam secos e quebradiços e caem. Uma alimentação inadequada em nutrientes contribui para o enfraquecimento do bulbo capilar. Por isso, a dieta deve ser rica em proteínas de alto valor biológico (carne, peixe, ovos, iogurte desnatado, verduras, frutas, sementes oleaginosas, grãos e cereais integrais). 

 

CASTANHA DO PARÁ

 

  • A castanha é rica em selênio, vitamina E, ácido fólico, cálcio, fósforo, magnésio e ácido graxo ômega 3. Também é fonte de vitaminas B1, B2, B6.
  • O selênio — principal componente da castanha — é um mineral importantíssimo para uma vida longa e saudável. Ele é essencial para acionar enzimas que combatem os radicais livres. O selênio ajuda a formar enzimas antioxidantes, além de fortalecer as defesas do organismo.
  • O mineral também está intimamente associado à capacidade de o organismo se livrar de substâncias tóxicas, ajudando-o inclusive a expulsar possíveis metais pesados que estejam alojados nas células.
  •  Atua contra o colesterol LDL (ruim) e triglicerídeos.
  • Contribui para a manutenção dos tecidos e das funções digestivas. Fornece selênio, mineral antioxidante que atua no equilíbrio da tireóide e aciona enzimas que combatem os radicais-livres.
  • A Castanha-do-Pará repõe a quantidade de selênio necessária para dar combate ao envelhecimento celular. Um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, atesta que a ingestão diária de duas castanhas-do-pará, recentemente rebatizadas castanhas-do-brasil, eleva em 65% o teor de selênio no sangue.
  • Também contém ômega-3, que previne doenças do coração.

 

NOZ

 

  • É rica em vitaminas A, C, E e potássio. A noz é capaz de beneficiar suas veias e artérias. Taxas elevadas dessa substância no sangue ajudam a diminuir o colesterol alto. As nozes também apresentam um grande conjunto de antioxidantes, como ômega-3 e os polifenóis.
  • As nozes são uma boa opção uma vez que possuem maior concentração da vitamina E alfa-tocoferol — a forma da vitamina E que o corpo melhor absorve e utiliza.
  • Os antioxidantes existentes nas nozes possuem papel significativo contra os agressores das macromoléculas como DNA, proteínas, lipídeos e lipoproteínas. Incluir uma noz na dieta ajuda na prevenção de doenças crônicas degenerativas e desta forma proporcionar uma vida longa e de qualidade.

 

 

AMÊNDOA

 

  • Contém ácido fólico, niacina, potássio, vitamina E, magnésio, fósforo, gorduras monoinsaturadas e proteínas. Para quem quer usufruir dos benefícios das oleaginosas e ainda perder peso, a amêndoa é mesmo a melhor opção. Tonifica o sistema nervoso, diminui o colesterol e melhora as afecções cardíacas.

 

  • A gordura monoinsaturada contida na amêndoa tem efeito benéfico na circulação e no colesterol, e também contribui na redução dos radicais livres por seu potente efeito antioxidante.

 

  • As amêndoas são excelentes restaurativas, tonificantes, nutritivas e ótimos tônicos para os nervos. A ingestão diária ajuda a proteger os rins e os órgãos reprodutores, fortalece os ossos, e ainda restabelece a força física e mental.

 

AMENDOIN

 

  • semente do Amendoim é considerada como um dos alimentos mais completos em nutrientes, pois é rico em proteínas, vitaminas, lipídios, carboidratos e sais minerais.
  • Apenas 30g de amendoim fornece aproximadamente 14% da recomendação diária de consumo de proteínas e 25% das vitaminas E. Estudos indicam que o consumo de pequenas porções de amendoim confere sensação de saciedade no apetite e que pode auxiliar no tratamento de obesidade.
  • Não contém colesterol, pois é de origem vegetal e a maior parte da gordura presente em sua composição é poliinsaturada, que são benefícios à saúde. Torna-se ideal para dietas de baixo índice calórico. Os ácidos graxos poliinsaturados presentes no amendoim ainda servem de veículo de transporte para a vitamina E, pois a mesma é lipo-solúvel (solúvel em gordura).

 

As vitaminas presentes no amendoim são:

• Vitamina complexo B ( B1, B3, Ácido Pantotênico, Niacina., Tiamina) com funções regularizadoras dos sistemas do organismo. Em destaque: o sistema neuro-muscular.
• Ácido Fólico, vitamina regularizadora das funções sanguíneas e hepáticas.
• Vitamina E , valor considerado “afrodisíaco do amendoim”, pois, atua na produção dos hormônios sexuais, responsáveis pelos caracteres sexuais dos indivíduos.

Sais minerais encontrados:

• Fósforo que atua nos mecanismos de memória.
• Potássio que atua na passagem das informações nervosas produzidas pelo sistema nervoso.
• Zinco, que é um oligo-elemento de natureza antioxidante atuante no mecanismo de envelhecimento celular.
• Carboidratos – seu percentual é similar ao de algumas frutas, em média de 25 a 14g para cada 100g de amendoim.

Além de ser um alimento que possui renovadores celulares e protege contra o envelhecimento precoce, tem ação antiinflamatória e protege os vasos sanguíneos, combate o enfraquecimento de unhas e cabelos, regulando a oleosidade e afastando dermatites e seborreia.

 

As frutas oleaginosas, em geral, apresentam as mesmas propriedades: combatem o envelhecimento celular, previnem diversas doenças e contém um tipo de gordura saudável: monoinsaturada, responsável por efeitos como a diminuição do LDL (colesterol ruim) sem a diminuição do HDL (colesterol bom).

 


BENEFÍCIOS DAS OLEAGINOSAS PARA O CABELO

As oleaginosas são:

  • Fonte de zinco que age estimulando o crescimento do cabelo e ajudando a reduzir a oleosidade, uma vez que o zinco está ligado à síntese de proteínas, principal componente dos fios.
  • Responsáveis por melhorar a aparência do cabelo, dando mais brilho. Pois possui ácidos graxos essenciais que atuam na organização da queratinização do couro cabeludo.
  • Ricas em magnésio, nutriente essencial na formação de proteínas como a queratina que constrói os fios, atuando na renovação celular.
  • São alimentos ricos em aminoácidos que são os principais componentes dos cabelos, responsáveis por estimular o crescimento e fortalecimento dos fios.
  • Ricas em potássio, importante para a hidratação dos cabelos, já que controla o equilíbrio da água na haste capilar

 

Aproveitem mais essa dica, insira na sua alimentação diária e sinta e veja a diferença no organismo principalmente na estética. No vídeo que eu fiz sobre os 3 alimentos importantes para o cabelo, falei sobre as castanhas no geral, eu consumo 2 por dia, de alguma delas. São sementes bem calóricas e de alto valor energético,  cheias de nutrientes e vitaminas, apenas 2 por dia já é o necessário.

 

Beijos até o próximo post, se quiser saber mais sobre os outros dois alimentos vou deixar o link aqui abaixo:

Avalie este post! 😀
Fernanda Caroline

Blogueira

Amante da beleza, maquiadora profissional, blogueira por amor.

6 Comments
    1. Somente as castanhas não, o cabelo precisa de um conjunto de nutrientes. O ideal é fazer uma combinação de alimentos para ajudar o cabelo cada um com a sua função.
      Eu gosto muito de colocar na minha dieta – OVO, Castanhas, Cloreto de Magnésio, Suco de cenoura com limão.

      Com esses alimentos eu tenho uma combinação completa do que o meu cabelo precisa.

      Beijos

  1. Ola Fernanda,adorei suas dicas e vou continuar seguindo pois vc é muito sábia rs.Eu sou a prova viva dos beneficios das oleaginosas,consumo impreterivelmente uma por dia (quantidade estabelecida pela nutricionista) ha pelo menos dois meses e o meu cabelo ta muito hidratado,mas os maiores beneficios q observei foram nas unhas e na pele,nunca curti unha grande mas elas estao crescendo muito a ponto de ter q cortar toda semana rs e a pele ta perfeita clareou e rejuveneceu bastante.Hj nao vivo sem elas,é preciso saber q comecei a consumir por conta da academia e nem sabia d todos beneficios,parei a academia mas o consumo continua firme e forte kkkk ,bjos!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>