Início » SAÚDE » Alimentos que trazem nutrientes essenciais para as mulheres

Alimentos que trazem nutrientes essenciais para as mulheres

por Douglas W. P.

Olá pessoal!

Ter uma alimentação balanceada é o principal passo para conseguirmos nos manter sempre bonitas e saudáveis.

Por isso, hoje vamos falar sobre os alimentos que reúnem os nutrientes mais importantes para as mulheres. Cada um deles possui diferentes componentes que atuam não somente na nossa aparência física, como também no bem-estar.

Para saber tudo continue comigo e bora para a leitura!

6 NUTRIENTES FUNDAMENTAIS PARA AS MULHERES

E ONDE ENCONTRÁ-LOS

1 – Cálcio

O leite é rico em cálcio, um nutriente essencial para manter a saúde dos ossos e dentes e que atua na prevenção da osteoporose, doença muito comum em mulheres após a menopausa.

Ele também ajuda a diminuir os sintomas da TPM, tendo efeitos muito benéficos para o nosso organismo.

O Ministério da Saúde recomenda que mulheres após a menopausa ingiram 1.500 mg/dia de cálcio e quanto mais consumirmos leite e seus derivados ao longo da vida melhor.

2 – Vitamina D

A vitamina D possui diversas funções importantes no nosso corpo. Ela fortifica ossos, músculos e dentes, melhora o sistema imunológico e digestivo e consegue regular a absorção de fósforo e cálcio. Com isso, também ajuda a prevenir a osteoporose.

Muitos são os alimentos ricos nessa vitamina como salmão, ovo cozido, fígado de galinha e de boi, sardinha e carne bovina.

Mas saiba que essa a vitamina D é obtida principalmente pela exposição ao sol. Então tente tomar pelo menos 15 minutos do sol da manhã todos os dias para mantê-la equilibrada. #ficaadica

3 – Vitamina C

Com certeza você já ouviu falar que a vitamina C melhora a imunidade e previne gripes e resfriados, mas não é só esse o seu benefício.

Essa vitamina é indispensável para a síntese de colágeno, que é responsável pelos ossos, cabelos, unhas, músculos, articulações e pele, tem função antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce, e melhora a absorção de ferro pelo organismo. 

Por isso, não deixe de inserir na sua alimentação laranja, limão, morango, kiwi, abacaxi, melão, papaia e outras frutas cheias desse componente.   

4 – Zinco

O Zinco é um dos minerais mais importantes para o nosso corpo e melhora a imunidade, aumenta a ação da vitamina D, age na memória e estimula a produção de colágeno.

Inclusive, dentre os sintomas da deficiência de zinco está a queda de cabelo e o enfraquecimento das unhas.

Felizmente existem muitos alimentos que são ricos em zinco e bons exemplos são grão de bico, castanha, amêndoa, abacate, abacaxi, banana, peixe, ovos e muito mais.

5 – Fibras

É muito comum que as mulheres apresentem prisão de ventre e outros problemas intestinais.

Para evitar que eles ocorram as fibras são essenciais porque ajudam a regular o intestino, fazendo com que funcione perfeitamente. Elas também estabilizam os níveis de glicose, prevenindo o desenvolvimento de diabetes.

Boas fontes de fibras são mandioca, alimentos integrais como arroz, pães e biscoitos, cereais e as leguminosas.

6 – Vitamina B

O complexo B é composto por oito vitaminas e cada uma delas garante benefícios diferentes para as mulheres. Dentre eles está o seu poder antioxidante, a regulação do sistema imunológico e de diversos hormônios e a diminuição do estresse.

E os alimentos que mais possuem essas vitaminas são peixes, fígado, castanhas, abacate, couve e espinafre.

Esses são os nutrientes mais importantes para as mulheres. Se você gostou desse conteúdo não deixe de compartilhar com as suas amigas!

Related Posts

Deixar Comentário