Início » SAÚDE » A importância de cuidar da saúde da sua coluna

A importância de cuidar da saúde da sua coluna

por Douglas W. P.
Cuidados pra Coluna não Doer

As pessoas geralmente não prestam muita atenção ao cuidado da coluna vertebral com o passar dos anos. Então, negligenciam algo tão mínimo quanto o uso de bolsas e malas ou a maneira correta de recolher algo do chão, ações que podem prejudicar esse órgão vital que controla a maior parte do funcionamento do nosso corpo.

 

Mas por que a saúde da coluna influencia tanto no desenvolvimento de um corpo saudável? Devido à sua conexão direta com o sistema nervoso. A coluna fornece, por exemplo, os pontos de fixação para os músculos das costas e para as costelas, onde os discos vertebrais têm a função de absorver impactos durante atividades como caminhar, correr, pular etc., permitindo flexão e extensão.

Foto: Unsplash

Especialistas explicam que o sistema nervoso (cérebro, medula espinhal e nervos) é como uma estrada cheia de trânsito, quando ocorre um acidente na coluna vertebral (isso é chamado de subluxação vertebral), o fluxo de informações do cérebro para o resto do corpo é interrompido, gargalos são formados e as informações ficam lentas, criando uma espécie de pane geral. Inicialmente, o corpo continua a funcionar, embora com menos eficiência (parte das informações pode mudar de estradas por exemplo), mas com o tempo, a pane se instala e você perde qualidade de vida.

 

Muitas das medidas que você pode tomar para melhorar a saúde geral da sua coluna envolvem nada mais do que praticar melhor mecânica corporal ou, em outras palavras, como você se move quando realiza tarefas e atividades diárias.

 

Aqui estão alguns ajustes simples e importantes para a saúde da sua coluna:

 

Levante-se corretamente

É muito fácil danificar sua coluna vertebral se você não levantar objetos da maneira correta. Para isso. fique o mais próximo possível do objeto e use as pernas e os joelhos em vez das costas ou da parte superior do corpo para puxar o item. Ajuda dobrar os joelhos para que seus braços estejam na mesma altura do objeto. Mantenha a cabeça baixa e as costas retas. Se o item for pesado, não tente levantá-lo sozinho.

 

Durma bem

Dormir bem é importante para sua saúde geral, já que seu corpo precisa de uma boa noite de sono para se recuperar. Durma de lado e nunca de bruços, uma vez que essa posição exerce muita pressão sobre a coluna. Dormir de lado também reduz o colapso das vias aéreas superiores, ajudando a prevenir os sintomas da apneia do sono e a proporcionar uma melhor noite de descanso. Invista em um colchão de suporte e em um travesseiro que promova o alinhamento adequado do pescoço. Móveis onde você costuma passar muito tempo deitado como sofás e sofás-cama também precisam oferecer suporte.

 

Alongue-se

Trabalhar a flexibilidade ajuda a manter a função articular normal e uma boa amplitude de movimento, além de reduzir o risco de lesões. Se você começar o dia com alguns bons alongamentos, você melhorará a saúde da sua coluna vertebral e se sentirá revigorado. Vale também investir em tratamentos como o shiatsu, que ajudam na hora de alongar músculos e tendões.

 

Mantenha um peso saudável

Estar acima do peso ou obeso, ou ganhar rapidamente uma quantidade significativa de peso, são fatores de risco para lombalgia, especialmente se você tem gordura na barriga, já que isso pode gerar um estresse adicional aos músculos, ligamentos e tendões da região lombar.

Related Posts

Deixar Comentário