Tenho uma queda por decorações com plantas e você?
Além de fazer muito bem para saúde, ainda pode virar um hobby super relaxante. Cuidar das plantas é muito terapêutico e vê-las crescer e dar os seus brotos e folhas é muito gratificante.
Você pode até pensar que não leva jeito, e que todas as suas plantinhas acabam morrendo, mas talvez você não esteja escolhendo a planta certa. Existem plantas que são muito resistentes e se adaptam mais facilmente diferentes tipos de ambientes e não precisam de grandes cuidados, como essas doze espécies abaixo.
Lembrando que, mesmo se tratando de espécies resistentes e adaptativas, nenhuma delas gostam de terra encharcada, por isso nunca coloque água em excesso, pois pode apodrecer as raízes. No verão as plantas normalmente precisam de mais água e no inverno menos, então sempre teste para saber se a terra já está seca. Além disso, muitas plantas são tóxicas, não sendo adequada para ambientes com crianças e animais domésticos, sempre pesquise sobre a espécie do seu interesse.
12 PLANTAS RESISTENTES PARA CULTIVAR EM CASA
– PALMEIRA (HOWEIA)
Se adapta a diversos tipos de iluminação, mas quanto mais sol, mas ela cresce. Pode ser regada duas vezes por semana e o vaso precisa ter uma boa drenagem, pois se acumular água na raiz, ela pode apodrecer e morrer.
– SINGONIO (SYNGONIUM PODOPHYLLUM)
Prefere ambientes meia sombra e terra úmida, mas nunca encharcada.
– COLAR DE PÉROLAS (SENECIO ROWLEYANUS)
É uma planta que gosta de bastante luminosidade, mas não sol direto. As regras devem ser regulares e abundantes, porém somente quando a terra estiver seca.
– JIBÓIA (EPIPREMNUM PINNATUM)
Se adapta bem aos ambientes com sombra, mas cresce melhor e mais rápido em locais com luz indireta. As regras devem ser feitas de duas a três vezes por semana.
– PEPERÔMIA MELANCIA (PEPEROMIA ARGYREIA)
Gosta de terra úmida e ambientes bem iluminados, mas não sol direto.
– PLANTA JADE (CRASSULA OVATA)
Deve ser cultivada sob sol pleno, meia-sombra ou luz difusa. Por ser suculenta, não gosta de ficar úmida ou encharcada. Por isso, as regas podem ser feitas quando a terra estiver seca.
– CORAÇÃO ENTRELAÇADO (CEROPEGIA WOODII)
É uma planta para locais bem iluminados com um pouco de sol pela manhã ou à tarde. Para regar, espere o solo secar totalmente e não molhe abundantemente, não se esqueça da drenagem e não deixe encharcar.
– ESPADA DE SÃO JORGE (DRACAENA TRIFASCIATA)
Tem crescimento lento, mas muito resistente. Pode ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, não necessita de muita água, tome cuidado para não deixar o vaso encharcado.
– ZAMIOCULCA (ZAMIOCULCAS ZAMIIFOLIA)
As regras devem ser realizadas entre uma ou duas vezes por semana, mantendo solo sempre úmido, mas nunca encharcado ponto é ideal para ser cultivada em ambientes a meia sombra ou a sombra plena.
– COSTELA DE ADÃO (MONSTERA DELICIOSA)
Elas ficam bem em vasos grandes e pequenos e sobrevivem bem na luz indireta ou em locais que recebem claridade por apenas um período do dia. Reggae duas vezes por semana, mas antes verifique se o solo está seco.
– ÁRVORE DA FELICIDADE (POLYSCIAS GUILFOYLEI – MACHO) (POLYSCIAS FRUTICOSA – FÊMEA)
Escolha um local de meia sombra para colocar a árvore da felicidade. Lembre-se de que ela não gosta de tomar sol diretamente. É recomendado regar o arbusto de duas a três vezes por semana, mas sem encharcar.
– MARANTA BURLE MARX (CALATHEA BURLE-MARXII)
Gosta de ser cultivada na sombra, com bastante claridade e sem luz direta do sol. A terra deve ser mantida úmida, mas nunca encharcada.
E aí? Gostou das informações?
Escreva abaixo nos comentários,
Grande abraço,