10 PASSOS PARA RECUPERAR O CABELO DANIFICADO PELO EXCESSO DE CALOR!

10 PASSOS PARA RECUPERAR O CABELO DANIFICADO PELO EXCESSO DE CALOR! – Quem não ama estar com o cabelo sempre arrumado e sempre bonito? Mas ai acaba recorrendo as ferramentas de calor e danificando o cabelo.

Nesse post eu separei 10 dias para ressuscitar de uma vez por todas o seu cabelo danificados pela chapinha, secador e outras fontes de calor. Vamos lá?

 RECUPERAR O CABELO DANIFICADO PELO EXCESSO DE CALOR!

 10 PASSOS PARA RECUPERAR O CABELO DANIFICADO

1º- IDENTIFIQUE SEUS FIOS

O Calor prejudica o cabelo removendo toda hidratação “água” presente nos fios, enfraquecendo sua haste tornando-o quebradiço, poroso e com pontas duplas! O seu cabelo está seco, poroso com ponta duplas e frizz? Se sim, o seu cabelo está danificado! Mas não desespera, ainda é possível recuperar o seu cabelo com bons produtos e dedicação. Vale lembrar que quanto mais seco seu cabelo estiver maior será o dano causado pelas ferramentas de calor.

 

2º- MUDANÇA DE HÁBITOS

NÃO adianta fugir nem se enganar, para recuperar o cabelo danificado pelo calor você precisa abandonar por um tempo a chapinha, secador e modeladores. Uma boa dica é usar penteados fáceis como coques, tranças e rabos até que o cabelo comece a se recuperar. Em casos mais extremos opte em usar chapinhas e modeladores apenas em casos especiais.

 

3º- MANTENHA A OLEOSIDADE NATURAL DOS FIOS

Existem técnicas e tratamentos para cabelos danificados, um dos primeiros passos é mudar para shampoos suaves livres de sulfatos pesados, usar sempre um pré shampoo para que a oleosidade natural permaneça por mais tempo nos fios. Aumente o também o intervalo entre as suas lavagens com shampoo, se possível no máximo duas vezes por semana.

 

4º – PROTEÇÃO TÉRMICA

Os produtos de proteção térmica cobrem os fios com uma camada que protegem o cabelo contra danos causados ​​pelo calor. Mas saibam que óleos, leave-ins e termo ativos não fazem milagres, é importante optar por temperaturas menores e sim diminuir a frequência.

 

5º – TEMPERATURA DA ÁGUA

A água quente pode danificar o cabelo, então lave o cabelo com água morna e termine o processo de shampoo com um jato de água fria. Água fria ajuda os cabelos danificados, fechando a cutícula dod fios resultando em cabelos mais brilhantes e suaves.

 

6º – PRODUTOS ADEQUADOS

Selecione produtos para cabelos danificados, procure por agentes hidratantes e reconstrutores como aloe vera, pantenol e proteínas. Componentes ativos, como óleo de macadâmia, óleo de argan ou manteiga de karité, cobrem o fio de cabelo com uma camada protetora fina que ajuda a reparar a cutícula. Isso ajuda os cabelos danificados a ficar mais saudáveis ​​e mais espessos.

COMO RECUPERAR O CABELO DANIFICADO PELO EXCESSO DE CALOR!

7° – RECUPERE SEU CABELO DE DENTRO PRA FORA

Certifique-se de beber bastante água todos os dias e comer alimentos saudáveis ​​que contenham um equilíbrio de proteínas, gorduras e carboidratos. Coma alimentos ricos em cálcio e vitaminas A, C e E, ou tome suplementos.

 

8° – TENHA UMA MASCARA DE TRATAMENTO PROFUNDO E AÇÃO RÁPIDA

Sabe aquela mascara amiga, que ressuscita seu cabelo e que serve para ser usada no banho mesmo? Essa é a mascara que vai salvar os fios danificados! Além de usar um shampoo e condicionador mais suave e indicado para fios danificados, você terá uma mascara de apoio e tratamento profundo direto no banho.

A minha dica de mascara é justamente a “RESSUSCITA CABELO DA INTENSE SECRET “ ( você encontra aqui) lembra que eu falei dos nutrientes importantes para recuperar os fios danificados pelo calor? Então, ela possui justamente esses:

  • QUERATINHA –  O cabelo é composto 90% por queratina e aminoácidos, com a exposição as ferramentas de calor, químicas, relaxamentos… essas proteínas são perdidas, deixando o cabelo frágil, quebradiço. Os tratamentos à base de queratina repõem essa proteína deixando o cabelo mais forte e recuperado.

 

  • MACADAMIA –  A macadâmia proporciona uma maior nutrição dos fios deixando-os mais fortes e hidratados, o que resulta em cabelos mais saudáveis, sedosos, macios, com volume controlado, fáceis de pentear e com muito mais brilho. Os ômegas 3 e 6 que também são abundantes nessa substância, são considerados gorduras boas e com alto potencial hidratante, o que estimula o crescimento, melhora a elasticidade e oferece efeito condicionante aos fios.

Tudo isso ocorre porque além de nutrir, o óleo forma uma barreira que protege os fios dos desgastes provocados por tratamentos químicos como tinturas, reflexos e alisamentos devolvendo a saúde dos cabelos.

  • GÉRMEN DE TRIGO – O gérmen de trigo melhora a aparência dos cabelos secos, elimina o frizz e fecha a cutícula do cabelo danificado por produtos químicos e calor.

Veja a resenha completa sobre a linha (AQUI)

9º – UMECTAÇÃO, ÓLEOS E MANTEIGAS VEGETAIS

Uma vez por semana separe um dia para sua umectação, é essencial para o cabelo danificado repor óleos e lipídios. Ao longo do tempo o uso de ferramentas de calor afinal e retiram a estrutura dos fios, óleos e manteigas devolvem estruturas para os fios, deixando-os mais grossos e resistentes.

 

10° – CRONOGRAMA CAPILAR

Não da pra falar em recuperação dos fios sem falar de cronograma capilar. O cronograma se tornou item essencial na vida da mulher que está com os fios danificados. A sequência de cuidados e ingredientes que o cabelo recebe durante o cronograma que vai reparar todos os danos definitivamente.

Cronograma Capilar para Fios Danificados

– 1ª Semana – Hidratação, Hidratação, Nutrição

– 2ª Semana – Hidratação, Hidratação, Reconstrução

– 3ª Semana – Hidratação, Hidratação, Nutrição

– 4ª Semana – Hidratação, Hidratação, Reconstrução

 

  • Tipos de máscara: máscaras nutritivas, hidratantes, e reconstrutoras.
  • Quais ingredientes procurar: máscaras que contenham queratina, colágeno, polisil, sericina, arginina, glicina, cistina, alanina, histidina, óleo de macâdamia,  pantenol, áloe vera, e lanolina.
Como sempre falo aqui no blog e dou várias dicas, o cabelo principalmente nessas situações tem que estar sempre muito hidratado, nutrido, acompanhado de um bom leave-in. Beijos!!