10 HÁBITOS QUE PREJUDICAM OS CABELOS PRETOS  E CASTANHOS

Você já se perguntou por que seu cabelo preto não brilha como você acha que deveria? Por que as pontas estão sempre secas, duplas ou desbotadas? Mesmos com o seus melhores esforços para cuidar do cabelo.
Pois é você pode estar cometendo pequenos hábitos fatais para os cabelos pretos especialmente os longos.

CABELOS PRETOS COM BRILHO

COMO RECUPERAR O BRILHO A FORÇA E A VITALIDADE DOS CABELOS PRETOS E CASTANHOS NO GERAL

 

1 – CALOR EXCESSIVO

CHAPINHA NO CABELOS PRETOS

O mal uso de instrumentos que facilitam nossa vida como: chapinhas, secadores, babyliss…etc. Também pode danificar os fios e gerar um trabalho ainda maior.

O uso continuo de “ferros quentes” nos fios, pode danificar lentamente, assim você não percebe e quando percebe já é tarde.

“AHH Eu não consigo ficar sem a chapinha o que eu faço?”

Usem da forma correta! Pense no seu cabelo e não na pressa de ficar pronta!
Para amenizar danos causados pelo uso continuo de chapinhas e secadores, você pode optar por protetores térmicos equivalentes a temperatura dos mesmos.

Exp. minha chapinha atinge 250° tenho que usar um protetor térmico que proteja até 250° ou mais.

Finalizadores pós chapinhas também podem ajudar a manter os fios mais disciplinados e também proteger contra os fatores externos. Mas use somente pequenas quantidades nas pontas, para não pesar o cabelo.

A falta de protetores e finalizadores com o tempo vai gerar belas pontas duplas e “laranjas” aquela cor amarelada desbotadas, que ganhamos quando as pontas do cabelo preto estão secas e quebradas.

2. COLORAÇÃO

COMO COLORIR CABELOS PRETOS

O cabelo preto é de longe o que mais se danifica pelo uso de tintas e descolorantes. O ideal para esse tom de cabelo e que você clareie no máximo 3 tons do seu natural, ou puxe mechas para ir clareando aos poucos.

Os cabelos pretos e castanhos se caracterizam pela beleza do seu brilho natural, o que você não vai conseguir tingindo de outras cores, não que não vai ficar bonito mas esse brilho característico vai ser perdido.

Mas em casos atuais… podemos observar colorações como do preto para o platinado, e que ficam muito bonitos. Mas isso meninas é uma atitude para se pensar muito, é uma coisa que não tem volta, tem que estar bem decidida e fazer com um profissional de extrema confiança e que saiba o que está fazendo. E claro a partir daí assumir um compromisso com os cuidados, ou caso contrario você vai ter o seu cabelo lindo nos 2 a 3 primeiros meses e depois detonado sem dúvidas.

Como eu falei no post QUER TER O CABELO NA MODA? pode e deve se gostar, mas tem que dobrar os cuidados

3 – PROGRESSIVAS, ESCOVAS ALISAMENTOS E RELAXANTES

COMO PROTEGER CABELOS PRETOS LISO

Todos sem exceção são permanentes, cada um com o seu tempo de duração, mas sem deixar de ser permanente. Uma vez que aplicado nenhum produto irá remover sem danificar ainda mais. Os alisamentos são como a coloração, uma vez feitos você tem obrigação de redobrar os cuidados pra manter o cabelo sempre saudável e bonito afinal estamos fazendo uma química pra ficar mais bonita certo?

Porem os alisamentos te tornam mais dependente do que a coloração, a partir do 3º mês a raiz começa aparecer o que não gera um resultado agradável para maioria. Então terá que retocar sempre.

Mas esse retoque constante nos cabelos pretos, pode gerar alguns problemas, como pontas e desbotamento da cor natural dos fios. Também um excesso de oleosidade na raiz, já característica desse tipo de química.

Então se você gosta de cabelos pretos e castanhos e quer manter o brilho e aparência de saudável, evite ao máximo optar por progressivas e alisamentos, mas!.. se a praticidade falar mais alto, redobre os cuidados e apare as pontas com uma regularidade maior.

Ou se você optou por fazer uma desses “escovas” e não gostou, ou danificou o seu cabelo, vai ter que aguentar a fase de transição até que o cabelo cresça e você vai removendo (cortando) a parte com o produto.

4 – USAR PRODUTOS INADEQUADOS

PRODUTOS PARA CABELOS PRETOS NATURAIS

A primeira coisa que você tem que fazer para comprar o produto certo para cabelos pretos é ignorar o marketing. Antes de se atirar ao primeiro que promete crescimento instantâneo, fios 24H disciplinados, reconstrução total em 7 dias e por ai vai… OLHE O ROTULO! Ele vai te dizer exatamente se é recomendado ou não para você.

Os dois principais ingredientes que você deve fugir são, petróleo e vaselina eles simplesmente na primeira lavagem deixam o cabelo lindo, mas depois ele sufoca deixando opaco, oleoso e seco nas pontas. Sufocam o cabelo!

Também não precisa ir nos mais caros, o que vai prevalecer é a sua experiência com o produto e os ingredientes se são bons ou não pra você.

Eu insistentemente recomendo “USE SHAMPOO PARA CABELOS NORMAIS” são mais leves, somente limpam o cabelo, a grande maioria ao possui agentes que empreguinam o cabelo, e mantêm a oleosidade natural sem exageros, deixando com um brilho lindo. Cumprem o papel certo que é lavar e remover a impurezas, a parte de hidratar, reconstruir e nutrir você deixa para mascaras, cremes e óleos.

Mas não vou mentir, pra quem está acostumados com os outros shampoos demoram a aceitar o shampoo para cabelo normal. Mas se fizer a experiência vai valer a pena.

5. QUANTIDADE DE SHAMPOO EM EXCESSO

MUITA ESPUMA NAO É IDEAL PARA CABELOS PRETOS

Certifique-se que seja um produto leve, adequado. Outra dica é se você comprou o shampoo e ele faz espuma já na primeira lavagem, troque! Nenhum shampoo que faça espuma em excesso é recomendado para cabelos pretos. Eles removem a oleosidade natural, deixando o cabelo ressecado e ocasionando quebra excessiva dos fios.

Nunca repita a dose do shampoo, a menos que voce sinta que o cabelo continuou sujo, mas ente evitar a 2º aplicação.  Com o tempo, geralmente na 3ª lavagem dessa forma o cabelo já vai ficar normal e essa sensação de sujo vai passar.

 

6 – LAVAR O CABELO COM POUCA FREQUÊNCIA

O cabelo sempre esta está sujeito a poeira, poluição, sujeira… Os cabelos escuros podem ser lavados todos os dias sem probelmas. Os cabelos escuros necessitam de mais lavagens semanais, que outros. Um ideal é de 4x a mais por semana.

No começo eu era mais resistente em lavar o cabelo tantas vezes, até  a minha dermatologista alertar “tem que lavar mais!”, até mesmo para seu cabelo crescer. Lavar com mais frequência os cabelos pretos aumenta o brilho, e deixa menos resíduos acumulados na raiz.

Essa também é uma dica para seu cabelo crescer mais, lavar com uma frequência maior. Se possível todos os dias!

Mas lembre se sempre lavar com todos os cuidados, e delicadeza.

 

7 – AMARRAR O CABELO BEM APERTADO

Não podemos negar rabos de cavalo e penteados podem ser bem elegantes, mas requer cuidados.

Isso não serve só para os cabelos escuros, mas naturalmente os cabelos escuros são mais rígidos e menos maleáveis, o que causa uma quebra maior dos fios. Ao fazer um penteado ou rabo de cavalo deve sempre observar se não está doendo ou repuxando em algum lugar. Penteados dolorosos são desnecessários e causam um dano significativo aos fios. Isso não significa que você não pode usar um rabo de cavalo elegante.

Isso também serve para os mega-hair de nós ou queratinas, dificilmente um cabelo amarrado a megas com períodos superiores a 60 dias sem manutenções devidas não vai quebrar cerca de 50% dos fios, o que é alarmante! Muitos “profissionais” ao invés de indicar tratamentos e para recuperação do cabelo indicam megas para cabelos danificados e muitas vezes danificados por química, causando sérias quebras e até alopécias graves.

 

8. CUIDADO COM A FACILIDADE

Hoje com o mundo das informações e grande opções de produtos, ficou cada vez mais fácil fazer processos químicos em casa e também muito mais fácil cometer erros.

Toda facilidade de certa forma trás algumas consequências,  o que devemos fazer é ter mais consciência, analisar, pesquisar e pesquisar ….. Eu sou super a favor do “faça você mesmo” vocês sabem, mas o  importante e ter conhecimento do que está fazendo, da mesma forma que a facilidade está ai a informação também.

Nos cabelos escuros os danos são mais aparentes, por ser fios mais armados são os mais solicitados para químicas.

 

9 – MANUSEIO DESCUIDADO

Todo cabelo embaraça, não existe fórmula mágica, mas você é responsável, você que determina a beleza do seu cabelo!  Ao invés de literalmente arrancar o cabelo, puxando e penteado com toda força, tente primeiro ir separando com os dedos e pouco a pouco soltando os nós.  Também pode usar a maneira mais fácil, durante o banho na hora do condicionador.

A pressa é sua pior inimiga, se estiver com pressa salve seu cabelo, deixa para desembaraçar em um momento mais calmo do dia.

 

10.  CRESCIMENTO DOS CABELOS ESCUROS

Aproveite o verão, para caprichar nos cuidados os cabelos escuros apresentam um crescimento maior no verão, mas se você se descuidar das pontas no inverno terá que cortar.

18 Comments

  • by Fernanda Rocha
    Posted 03/01/2014 10:47 0Likes

    Oba doida pra ver seu cabelo xará….rs vc tem face e instagram? beijos e feliz ano novo. estou sentindo falta dos seus vídeos no youtube.
    Fernanda Rocha

    • by Fernanda Caroline
      Posted 04/01/2014 09:29 0Likes

      Face eu tenho sim, instagram ainda não porque meu cel é mais antigo que minha vó rs.É verdade os videos, agora que vou voltar a fazer como me mudei nao tinha lugar pra fazer ainda “muita bagunça”.

      Mas já pensei em um bem legal. Beijos

  • by Simone Santos Alves
    Posted 03/01/2014 12:06 0Likes

    olá Fe tudo bem? estou usando o pantogar e adorando os resultados.
    Mas me falaram sobre o monovim A e o bepantol para misturar junto com o shampoo
    vc já ouviu falar, me da uma dica bjs.

    • by Fernanda Caroline
      Posted 04/01/2014 09:38 0Likes

      Oi Simone, essa mistura é conhecida como shampoo bomba, mas eu não recomendo porque é muito kamikase tem pessoas que funciona super bem e outras que apresentam quedas gravíssimas. O Pantogar já tem toda as vitaminas que seu cabelo precisa, então não vale a pena arriscar. Quanto ao bepantol você pode usa-lo nas suas hidratações, como reparador ou puro no cabelo molhado que os resultados vão ser melhores.

      Eu também queria testar o monovim A a um tempo atrás, porem como tenho o blog muitas pessoas relataram pra mim queda de cabelo após o uso, pesquisando melhor na internet, vi pessoas com ótimos resultados, e pessoas com queda grave de cabelo, então eu desisti.

      Beijos linda!

      • by Cintia Queiroz
        Posted 13/01/2014 10:47 0Likes

        eu uso o shampoo bomba e adorei o resultado ..mes que vem (fevereiro)vou ficar sem usar pq tem que dar a pausa de um mes sem uso dele para o acabo respirar.Houvi tbm muitos comentarios q causou queda e tal , em mim nao tive problema nenhum …Ele deve ser usado no maximo tres vezes na semana intercalando com um shampoo comum,nao se deve usar nenhum outro tipo de vitimina pois excesso de vitamina realmente causa a queda ..usa-se tres meses seguidos dá uma pausa de um mes e se preferir volta a usa-lo .. Eu.minha melhor amiga e minha irma usamos e nao tivemos problema algum,o resultado esta sendo otimo….Usando adequadamente nao tem nenhum resultado indesejado…bjinhos

  • by elievelton
    Posted 21/01/2014 20:25 0Likes

    Gostei do blog de suas dicas ou recomendar a minha mulher para ela ficar mais atenta ela esta com uma queda de cabelo grande e não sabe o que esta acontecendo você tem alguma matéria que fale sobre isso se tiver passa o link

  • by JAQUELINE
    Posted 24/07/2014 12:38 0Likes

    hehe @) 😀 😉 😮 😀 🙂 🙂 OBGG PELAS DICAS

  • by Fernanda
    Posted 11/09/2014 09:32 0Likes

    Olá Fernanda, tudo bem?
    Fui fazer mechas loiras em meu cabelo, e quando a cabelereira foi passar o itensificador acizentado, meu cabelo ficou azul, e não saia de forma nenhuma o jeito foi jogar tinta preta, ela teve até que pigmentar o meu cabelo pq até com tinta escura o azul persistia em aparecer, vc sabe o que pode ter acontecido?
    Bjs

    • by Fernanda Caroline
      Posted 16/09/2014 08:40 0Likes

      Oi Fernanda é difícil de saber, o seu cabelo pode ter aberto muito o tom e pigmentado muito com o tonalizante, mas isso depende muito do produto usado e do tempo que foi deixado no seu cabelo.

      Beijos

Add your comment